Louvor 328/2001. - Louvo o primeiro-sargento fuzileiro NII 705578, Manuel Pereira Gomes Horta, pela forma profissional como desempenhou as funções de sargento da Célula de Operações e Informações do Comando do Sector Central da Peace Keeping Force da United Nations Transitional Administration in East Timor, de Agosto de 2000 a Fevereiro de 2001, tendo evidenciado dotes de carácter, espírito de obediência e aptidão para bem servir nas mais variadas circunstâncias.
Responsável pela parte de registo e arquivo da sua Célula, não se poupou a esforços para garantir de forma eficiente a actualização do arquivo físico e informático da documentação, cartas topográficas e outro material da Célula. Evidenciando um constante desejo de valorização e permanente interesse pelas actividades relacionadas com as operações e as informações, foi igualmente responsável pela compilação dos dados a incluir no relatório diário de situação a enviar para Portugal e na sua composição, tarefa que desempenhou sempre com zelo e sentido das responsabilidades. Militar íntegro, de relacionamento franco e sociável, denotou, pela sua conduta e dedicação, ser possuidor de padrões morais, cívicos e profissionais que muito prestigiaram a imagem do comando e do contingente nacional em Timor Leste.
Pela afirmação constante destas e de outras virtudes militares, o primeiro-sargento Gomes Horta soube granjear o respeito e consideração de todos quantos com ele trabalharam, merecendo ser publicamente louvado pelo exemplo da sua conduta e pelo mérito dos serviços por si prestados.
8 de Março de 2001. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.