Louvor 326/2001. - Louvo o primeiro-cabo OE NIM 26028593, António Manuel de Carvalho Andrade, do Centro de Instrução de Operações Especiais, pela dedicação e espírito de missão que evidenciou ao longo dos seis meses em que prestou serviço no Destacamento de Operações Especiais do Contingente Nacional em Timor, integrado na força de manutenção de paz da administração transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET).
Durante o período em que decorreu a missão, de 18 de Agosto de 2000 a 21 de Fevereiro de 2001, tomou parte em operações de reconhecimento, contribuindo decisivamente para o rendimento em que se materializou a pesquisa de notícias desenvolvida pelo Destacamento de Operações Especiais, que contribuíram para que o Comando do Sector Central tomasse conhecimento, com exactidão, da localização e das actividades dos grupos de melícias ABLAI e MAHIDI, que actuavam respectivamente nos distritos de Manufahi e Ainaro, servindo de base para posterior planeamento e execução das operações Cobra e Crocodilo. Ainda no âmbito da operação Cobra, participou em operações de emboscada, nas quais, apesar do risco acrescido inerente ao ambiente operacional que se vivia e das adversas condições proporcionadas pelo clima e pelo terreno, demonstrou dotes de coragem física e moral, a par de qualidades de abnegação e sacrifício.
Revelou-se sempre um militar correcto, educado e disciplinado, dotado de qualidades e virtudes militares, que lhe permitiram granjear o respeito e a admiração de superiores e inferiores hierárquicos que com ele privaram. Pelas qualidades que possui e pela sua aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias, manifestadas no cumprimento desta missão é pois o primeiro-cabo Carvalho Andrade digno merecedor deste público louvor, como testemunho do elevado mérito dos serviços por si prestados às Forças Armadas e ao País.
8 de Março de 2001. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Manuel José Alvarenga de Sousa Santos, general.