Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 2781/2001, de 15 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Aviso 2781/2001 (2.ª série). - Por despacho de 16 de Janeiro de 2001 do vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, proferido por delegação de competências:

Francisco José Nunes Antunes - autorizado o contrato administrativo de provimento como professor catedrático convidado, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, em regime de tempo parcial (50%), por cinco anos, com efeitos a 16 de Janeiro de 2001. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Síntese dos pareceres elaborados referente à contratação do Prof. Doutor Francisco José Nunes Antunes como professor convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

O Professor Francisco Antunes, para além de professor associado convidado do Instituto de Medicina Tropical (IHMT), onde é director da Unidade de Protozoários Oportunistas/VIH e outras Protozooses, é actualmente professor associado da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML), onde rege as cadeiras de Doenças Infecciosas e Parasitárias, de Medicina II (Doenças Infecciosas) e de Medicina Tropical, esta do núcleo curricular optativo da licenciatura.

A par de uma brilhante carreira hospitalar que o conduziu aos lugares de director do Serviço de Doenças Infecciosas e do Serviço de Acção Médica do Hospital de Santa Maria, o Professor Francisco Antunes tem vindo a desenvolver uma, a todos os títulos, notável carreira académica, iniciada em 1975, exactamente como assistente eventual da disciplina de Protozoologia do Instituto.

Após o seu doutoramento em 1985 e agregação em 1989, foi sucessivamente nomeado professor auxiliar convidado da disciplina de Protozoologia do IHMT e professor auxiliar da cadeira de Clínica das Doenças Infecciosas e Parasitárias da FML. Logo em 1985, professor associado convidado da disciplina de Protozoologia do IHMT, em 1991, e professor associado da FML, em 1983.

Das actividades desenvolvidas pelo Professor Francisco Antunes ao longo de mais de duas décadas no IHMT destacam-se:

1 - Docência regular dos cursos de pós-graduação e de mestrado em Parasitologia Médica e a colaboração noutros cursos do IHMT.

2 - Investigação científica sobre: toxoplasmose em Portugal (a um dos seus trabalhos foi atribuído, pela Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas, o Prémio Morais David de 1984), tripanossomose africana e, nos últimos anos, sobre protozooses oportunistas, revelando assim um empenho muito positivo no desenvolvimento da protozoologia médica em áreas de grande interesse e actualidade.

3 - Orientação de teses de doutoramento e de mestrados.

4 - Participação em reuniões científicas nacionais e internacionais.

5 - Participação na organização de reuniões científicas no IHMT.

6 - Publicações em revistas nacionais e internacionais de mérito reconhecido.

No domínio da investigação tem participado em vários projectos nacionais ou internacionais, em muitos deles como investigador principal, projectos esses incidindo particularmente nas infecções por Toxoplasma gondii, por Pneumocystis carinii, por Leishmania e pelo vírus da imunodeficiência humana. Tem ainda sido avaliador de diversos projectos de investigação, quer nacionais, quer estrangeiros.

É autor ou co-autor de uma centena de trabalhos sobre patologia infecciosa e tropical, publicados em revistas nacionais e estrangeiras, e de 125 comunicações apresentadas em reuniões nacionais e internacionais. Proferiu ainda 182 conferências ou palestras sobre temas diversos da especialidade.

Merecem ainda uma referência especial os convites que, entre outros, lhe foram recentemente dirigidos como membro do International Nosocomial Surveillance Program for Emerging Antimicrobial Resistance, coordenado pelo CDC and Prevention, de Atlanta, e do European Centre for Control of Infeccious Diseases, coordenado pela ORSTOM/IRD en Coopération, de Montpellier, bem como a sua nomeação para a Comissão de Peritos da Luta contra as Doenças Transmissíveis, do Ministério da Saúde, o que bem atesta o reconhecimento nacional e internacional da obra científica do Professor Francisco Antunes.

Assim, de acordo com o que foi antes referido e que destaca a notável actividade científica e académica que o mesmo tem vindo a desenvolver, não só como docente da Faculdade de Medicina mas também como professor associado convidado do Instituto, o conselho científico do IHMT é claramente favorável á contratação do Professor Francisco José Nunes Antunes como professor catedrático convidado do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

12 de Dezembro de 2000. - A Presidente do Conselho Científico, Wanda F. Canas Ferreira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1870088.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda