Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 1201/2001, de 20 de Janeiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 1201/2001 (2.ª série). - Por despacho de 3 de Janeiro de 2001 do vice-reitor da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (Diário da República, 2.ª série, n.º 104, de 5 de Maio de 2000):

Doutora Ana Cristina Bartolomeu d'Araújo, professora auxiliar da 2.ª secção (Ciências Históricas, Geográficas e Filosóficas) do 5.º grupo (História) da Faculdade de Letras desta Universidade - nomeada definitivamente na mesma categoria, com efeitos a 6 de Dezembro de 2000.

Relatório do conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sobre a nomeação definitiva da Doutora Ana Cristina Bartolomeu d'Araújo para professora auxiliar do 5.º grupo (História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A Doutora Ana Cristina Bartolomeu d'Araújo apresentou ao conselho científico um relatório referente à actividade por si desenvolvida como professora auxiliar, entre os anos de 1995 e 2000. Da leitura desse relatório facilmente se deduz que, durante o quinquénio em apreço, a Doutora Ana Cristina Araújo trabalhou com grande empenhamento e eficiência, quer no plano da actividade pedagógica, quer no domínio da actividade científica.

A Doutora Ana Cristina Araújo tem-se afirmado sobretudo como modernista de assinaláveis qualidades, tanto ao nível da Investigação científica como ao nível do ensino. A sua dissertação de doutoramento (1995), intitulada A Morte em Lisboa. Atitudes e Representações, 1700-1830, veio a ser publicada em 1997, obtendo um prémio nacional e um outro internacional, respectivamente o Prémio Júlio Castilho e a menção honrosa no Prémio Villa de Madrid de Investigación Municipal.

Para além deste livro, a Doutora Ana Cristina Araújo publicou ainda, durante o quinquénio de 1995-2000, diversos artigos, estando outros no prelo, todos eles sobre temática modernista ou de transição da Época Moderna para a Época Contemporânea; isto para além de algumas recensões críticas e da coordenação de um obra colectiva, O Marquês de Pombal e a Universidade, uma publicação integrada no 3.º Centenário do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo. Este último trabalho foi ainda completado com a organização do congresso internacional "O Marquês de Pombal e a Sua Época", realizado em Pombal, em Novembro de 1999, no âmbito das já referidas comemorações. Dentro do mesmo tipo de tarefas científicas, destaque-se ainda a coordenação das Primeiras Jornadas de História das Ideias (Coimbra, Setembro de 1997) e a participação, como comissária científica para o núcleo do século XVIII, na exposição "O Orientalismo em Portugal, Séculos XVI-XX" (Porto, 1999). Por outro lado, as conferências e comunicações que apresentou a congressos, bem como a leccionação de cursos (tanto em Portugal como no Brasil, nos Estados Unidos da América e em Espanha), revelam bem o interesse da Doutora Ana Cristina Araújo num serviço dedicado à comunidade e uma significativa colaboração em realizações culturais e científicas internacionais.

De resto, a tentativa da Doutora Ana Cristina Araújo de se relacionar com outros países tem sido uma das notas mais relevantes do seu percurso científico e levou-a já a frequentar, em 1996, no Boston College (EUA), um curso no Summer Institute in the History of the United States for foreign teachers. Esta experiência teve também como resultado a regência, na Faculdade de Letras de Coimbra e durante três anos lectivos, de uma disciplina de opção designada "História dos Estados Unidos da América".

Foi, no entanto, no âmbito das disciplinas de História da Época Moderna e de História Moderna de Portugal que a Doutora Ana Cristina Araújo mais se destacou como docente de inegáveis qualidades, bem reveladas também na regência de um seminário enquadrado no curso de mestrado em História Moderna. Sublinhe-se ainda a orientação de várias dissertações, algumas delas já concluídas.

Durante o quinquénio em apreço, a Doutora Ana Cristina Araújo integrou a direcção do Centro de História da Sociedade e da Cultura, tendo sido igualmente directora do Instituto de História e Teoria das Ideias, entre 1998 e 2000.

Por tudo isso, face ao relatório apresentado e com base no parecer formulado pelos dois professores para o efeito nomeados, nos termos do Estatuto da Carreira Docente Universitária, o conselho científico, em reunião de 14 de Dezembro de 2000, foi de parecer favorável que a Doutora Ana Cristina Bartolomeu d'Araújo seja nomeada, a título definitivo, como professora auxiliar do 5.º grupo (História) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

(Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)

18 de Dezembro de 2000. - O Presidente do Conselho Científico, António Sousa Ribeiro.

8 de Janeiro de 2001. - A Administradora, Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1861900.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda