A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 724/84, de 17 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Transfere a atribuição de encargos entre o Fundo de Apoio Térmico e a Electricidade de Portugal (EDP), E. P.

Texto do documento

Portaria 724/84
de 17 de Setembro
O Despacho 13/80, de 13 de Fevereiro, do Secretário de Estado da Energia e Minas, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 49, de 28 de Fevereiro de 1980, veio atribuir ao Fundo de Apoio Térmico (FAT) o encargo de suportar a fracção do adicional resultante do ajustamento do preço do fuelóleo que excedesse 6% do valor da taxa de energia dos consumos domésticos. Por seu turno, a Portaria 257-A/81, de 11 de Março, veio estatuir que o produto do agravamento de 100%, devido pela superação do nível de 90% dos consumos de electricidade em baixa tensão do ano anterior, seria posto à disposição do FAT durante um período de 6 meses após a respectiva cobrança.

Tem-se, todavia, verificado que a execução do disposto em ambos os textos, no que se refere às relações com o FAT, tem levantado grandes dificuldades de processamento, que vêm impedindo a regularização daquelas relações no estabelecimento dos movimentos anuais do Fundo.

Nestas circunstâncias, considerando igualmente a proposta da Electricidade de Portugal (EDP), E. P., relativa à obtenção dos elementos comprovativos aos pagamentos a efectuar no âmbito do Despacho 13/80 e a estimativa de encargos para o FAT:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças e do Plano, da Indústria e Energia e do Comércio e Turismo, o seguinte:

1.º A EDP suportará os encargos atribuídos ao FAT pelo Despacho 13/80, de 13 de Fevereiro.

2.º Será, entretanto, transferida do FAT para a EDP, em conjugação com o movimento anual daquele Fundo relativo a 1983, a verba de 255000 contos, destinada a pagar os montantes devidos a outros distribuidores nos termos do Despacho 13/80.

3.º Serão igualmente transferidos do FAT para a EDP os direitos que ao FAT foram atribuídos pela Portaria 257-A/81, de 11 de Março.

4.º A liquidação dos montantes devidos pela EDP, nos termos do n.º 1.º, ficará dependente da apresentação dos necessários documentos comprovativos.

5.º A EDP poderá efectuar os adequados encontros de contas, por forma a extinguir as obrigações decorrentes do disposto no n.º 1.º desta portaria.

Ministérios das Finanças e do Plano, da Indústria e Energia e do Comércio e Turismo.

Assinada em 20 de Agosto de 1984.
Pelo Ministro das Finanças e do Plano, Alípio Barrosa Pereira Dias, Secretário de Estado do Orçamento. - O Ministro da Indústria e Energia, José Veiga Simão. - O Ministro do Comércio e Turismo, Álvaro Roque de Pinho Bissaia Barreto.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/185623.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-03-11 - Portaria 257-A/81 - Ministérios das Finanças e do Plano, do Comércio e Turismo e da Indústria e Energia

    Estabelece normas complementares às medidas preventivas para diminuir os consumos de energia eléctrica

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda