Despacho 24 392/2000 (2.ª série). - Por despacho reitoral de 25 de Julho de 2000:
Doutor José Ignácio Verdes Lusquiños - autorizada a sua contratação como professor auxiliar convidado além do quadro de pessoal docente da Universidade da Beira Interior, por conveniência urgente de serviço, a partir de 1 de Setembro de 2000. (Isento de visto do Tribunal de Contas.)
Nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo 15.º do Decreto-Lei 448/79, de 13 de Novembro, ratificado, com alterações, pela Lei 19/80, de 16 de Julho, publica-se a seguir o parecer que fundamenta este convite:
Parecer
O Doutor José Ignácio Verde Lusquiños, de nacionalidade espanhola, licenciou-se em Farmácia pela Universidade de Santiago de Compostela em Julho de 1989. Em Dezembro do mesmo ano apresentou a sua tese de licenciatura no Departamento de Farmacologia, Farmácia e Tecnologia Farmacêutica da mesma Universidade.
Obteve o grau de doutor em Farmácia pela Universidade de Santiago de Compostela em Julho de 1995, mediante a apresentação da tese "Comparative study of the (b)- Bay K 8644 and nifedipine effects on the aortic rings of spontaneously hypertensive and normotensive rats: influence of the endothelium layer".
Durante os últimos seis anos trabalhou em diversos laboratórios de investigação na Europa e nos Estados Unidos. Prestou colaboração científica nos seguintes centros de investigação: Laboratório de Farmacologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela; Laboratório de Química Orgânica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Santiago de Compostela, como aluno de doutoramento e como investigador (1990-1994); Unidade 361 do Laboratório do INSERM, de Fisiologia e Patologia Obstétrica, em Paris, como investigador (1994-1995); Laboratório de Farmacologia Celular e Molecular, CNRS URA 600, Faculdade de Farmácia da Universidade de Estrasburgo; Unidade 446 do Laboratório do INSERM, Cardiologia Molecular e Celular, Châtenay-Malabry, como investigador (1996-1997); Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Médico da Universidade de Stanford, Palo Alto, como pós-doutoramento (1998-1999), e Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, como investigador doutorado, desde Abril de 1999.
A sua área de investigação centra-se na biologia celular, mais concretamente no estudo dos segundos mensageiros cAMP cGMP. A passagem pelos diferentes centros de investigação permitiu-lhe utilizar um leque de abordagens técnicas diferentes dentro do mesmo tema, permitindo, assim, obter experiência em diversas tecnologias e em várias formas de abordagem científica. Colaborou em diversos projectos de investigação financiados por diferentes entidades oficiais.
É co-autor de 25 comunicações livres apresentadas em congressos internacionais, tendo sido o prelector em 5 delas. É também co-autor de 19 publicações em revistas científicas internacionais de farmacologia e investigação clínica, sendo primeiro autor em 5 artigos.
Assim, os signatários são de parecer que o Doutor José Ignácio Verde Lusquiños reúne condições para ser contratado como professor auxiliar convidado da Universidade da Beira Interior.
18 de Julho de 2000. - O Membro do Conselho Científico da UBI, Jorge Manuel de Oliveira Soares. - O Membro da Faculdade de Ciências da Saúde, Isabel Maria Fernandes Neto. - O Membro da Faculdade de Ciências da Saúde, Ana Maria Lopez de Macedo.
8 de Novembro de 2000. - O Administrador, José Esteves Correia Pinheiro.