Louvor 898/2000. - Louvo o major de infantaria NIM 03072279, Albano Manuel Barreto de Figueiredo, pela forma voluntariosa, eficiente e dedicada como durante um ano desempenhou as suas funções de "plans officer" do "G5, Civil military operations - humanitarian projects" da Brigada Multinacional Oeste da KFOR, no teatro de operações do Kosovo.
Oficial muito competente, leal e entusiasta, o major Barreto de Figueiredo demonstrou em permanência um excelente nível de conhecimentos técnicos, tendo-se cotado como um óptimo elemento em serviço num estado-maior multinacional - dominando vários idiomas, firme e colaborante. A sua incansável e limitada participação nas tarefas em curso, apesar dos riscos inerentes à sua missão, o seu impecável sentido de disciplina e as enormes quantidades de trabalho debitadas contribuíram decisivamente para os sucessos alcançados pela Brigada Multinacional Oeste na sensível e complicada área da cooperação civil-militar (CIMIC).
A integridade de carácter e reconhecida coragem moral do major Barreto de Figueiredo, os valiosos conhecimentos técnicos que possui e entretanto valorizou mercê do seu contínuo interesse em os aprofundar, o conjunto de apreciáveis qualidades humanas e militares que o caracterizam e o trabalho que levou a cabo reflectiram grande prestígio para o seu País e foram motivo de citações, por escrito, por parte dos seus superiores na BMNO e, por conseguinte, é de inteira justiça dar público testemunho dos serviços por si prestados que são de considerar como extraordinários, relevantes e distintos.
2 de Outubro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.