Louvor 897/2000. - Louvo o major QTS NIM 31687062, Fernando Manuel da Silveira Carrega, pela forma competente, determinada e colaborante como durante um ano desempenhou as suas funções de "plans officer" do "G3 - plans" da Brigada Multinacional Oeste da KFOR, no decurso da operação "Joint guardian" no Kosovo.
Oficial muito leal, experiente e conhecedor, o major Silveira Carrega demonstrou em permanência ser possuidor de valiosos conhecimentos técnicos, tendo-se revelado um excelente colaborador da sua secção de estado-maior multinacional na elaboração dos diferentes e necessários estudos, planos e ordens. De salientar o excelente trabalho e capacidade de organização evidenciados na execução dos estudos inerentes ao "COPLAN 31404 - employment of the strategic reserve force" para os quais manifestou um elevado profissionalismo e um inestimável espírito de colaboração.
A generosidade, a reconhecida coragem moral e o carácter do major Silveira Carrega, bem como a posse de um harmonioso conjunto de qualidades humanas e militares e, acima de tudo, o excelente nível com que executou todas as tarefas que lhe foram atribuídas em ambiente de permanente pressão moral e de elevadíssimos ritmos de trabalho, acabaram por projectar enorme prestígio para as Forças Armadas Portuguesas, tendo, inclusive, sido motivo de citações, por escrito, por parte dos seus superiores na BMNO. Deste modo, é de todo merecido este público louvor e também o considerarem-se os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.
2 de Outubro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.