Louvor 893/2000. - Louvo o major QTS NIM 60809667, Carlos Alberto Garcia Pinto, pela forma dedicada, competente e voluntariosa como durante um ano desempenhou as suas funções de staff officer da joint implementation comission da Brigada Multinacional Oeste da KFOR, no teatro de operações do Kosovo.
Oficial muito metódico, extremamente eficiente, determinado e leal, o major Garcia Pinto demonstrou em permanência, num teatro de operações não isento de riscos, um excelente comportamento, cotando-se como um extraordinário elemento em funções de estado-maior, sabedor, firme e corajoso. Estando encarregado, por força das suas funções, da gestão a todos os títulos muito sensível de todas as armas e munições desenvolvidas e confiscadas aos guerrilheiros do UCK, cumpriu essa arriscada missão com competência, senso comum, responsabilidade e uma disponibilidade invulgares, tendo colocado na devida ordem aquilo que antes constituía um autêntico caos.
O seu firme carácter e a sua reconhecida coragem moral e maturidade, os excepcionais conhecimentos técnicos que possui, o trabalho por si desenvolvido e o conjunto de óptimas qualidades humanas e militares de que está incumbido reflectiram um enorme prestígio nas Forças Armadas Portuguesas e foram motivo de citações, por escrito, por parte dos superiores do major Garcia Pinto na BMNO e, consequentemente, é de inteiro merecimento dar público testemunho dos serviços por si prestados que são de considerar como extraordinários, relevantes e distintos.
2 de Outubro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.