Louvor 890/2000. - Louvo o capitão de infantaria NIM 14377688, Delfim Constantino V. da Fonseca, pela forma extraordinariamente inteligente, competente e dedicada como durante um ano desempenhou as suas funções de "staff officer" do "joint visitors bureau" quer do QG recuado da KFOR em Skopje, quer do seu QG principal em Pristina, no teatro de operações do Kosovo.
Oficial caracterizado por uma extrema lealdade, eficiência e determinação, o capitão Delfim da Fonseca demonstrou, em constantes situações de risco e incomodidade, um sangue-frio e um comportamento notáveis, cotando-se como um extraordinário elemento do Estado-Maior da KFOR por força dos seus conhecimentos, firmeza e coragem. Tendo, entre outras, tido a seu cargo a gestão a todos os títulos muito sensível das visitas ao teatro de operações do secretário-geral da NATO e do general Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, cumpriu essas delicadas missões com uma competência, senso comum, disponibilidade e sentido de responsabilidade invulgares, tendo sido objecto de rasgados elogios por parte dessas entidades.
A sua indelével coragem moral, firmeza de carácter e serenidade, os importantes conhecimentos técnicos que demonstra possuir, todo o trabalho por si desenvolvido e as suas óptimas qualidades humanas e militares, fazem do capitão Delfim da Fonseca um oficial que deve ser apontado como exemplo a seguir e que por tudo o que foi expresso aportou um enorme prestígio às Forças Armadas e a Portugal, sendo de inteiro merecimento dar público testemunho dos serviços por si prestados, que são de considerar como extraordinários, relevantes e distintos.
2 de Outubro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.