Louvor 889/2000. - Louvo o coronel piloto aviador 018571-I, José António de Magalhães Araújo Pinheiro, pela forma altamente competente e dedicada como tem vindo a desempenhar as suas funções de chefe da Repartição de Planeamento Estratégico Militar na DIPLAEM.
Logo de início e após a sua apresentação em 15 de Março de 1999, o coronel Araújo Pinheiro demonstrou uma extraordinária facilidade de adaptação às suas novas funções graças à sua sólida formação profissional e ao acervo de conhecimentos e experiência adquiridos e consolidados ao longo da sua carreira.
Mercê da sua elevada competência profissional, do seu entusiasmo contagiante, da sua versatilidade e da sua inteligência, os estudos e trabalhos desenvolvidos na sua área de competência foram de grande valia para este EMGFA e permitiram a resolução atempada de problemas, bem como a tomada de posição em temas bastante complexos.
Numa fase de grandes alterações e reestruturações, quer no âmbito nacional, quer em organizações internacionais em que Portugal toma parte, o seu desempenho foi notável, nomeadamente nas áreas da estruturação da vertente militar de União Europeia (UE), na reestruturação de comandos e quartéis-generais NATO, na organização das Euroforças e na nova estrutura da defesa aérea integrada da Aliança, produzindo trabalho de grande valor e pugnando pela defesa dos interesses nacionais.
Não menos notável foi o seu trabalho desenvolvido na preparação da reunião de Chefes de Estado-Maior-General da UE realizada em Abril deste ano, para cujo sucesso muito contribuíram os estudos por si desenvolvidos e pelo subgrupo de trabalho que chefiou.
Militar íntegro e leal, é também caracterizado pela sua capacidade de raciocínio rápido e lógico e pela profundidade das suas análises de documentos e assuntos de difícil equação, tendo prestado uma valiosa contribuição para a tomada de decisão a nível superior.
Graças ao seu dinamismo, à sua grande dedicação e ao seu carácter jovem e afável, manteve um ambiente de sã camaradagem com todos com quem se relacionou, contribuindo para um elevado espírito de equipa.
Ao deixar o EMGFA, para desempenhar funções de comando, desejo realçar os serviços prestados pelo coronel piloto aviador Araújo Pinheiro, de que resultou brilho e lustre para as Forças Armadas e para a Nação, como importantes, relevantes e distintos.
29 de Setembro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.