Louvor 887/2000. - No momento em que abandona, a seu pedido, o cargo de adjunto do meu Gabinete, quero prestar público louvor ao Dr. Jorge Lemos.
Tendo aceite integrar o meu Gabinete no início do XIII Governo Constitucional, o Dr. Jorge Lemos cessa agora uma colaboração, a muitos títulos exemplar, que contribuiu de forma decisiva para o sucesso global do desempenho do Gabinete.
Nos muitos domínios em que decorreu a sua acção, revelou sempre uma clara percepção das prioridades, uma grande flexibilidade e capacidade de diálogo e um espírito empreendedor invulgares, traduzidos, nomeadamente, na participação em inúmeros grupos de trabalho e na produção regular de documentos que deram expressão a uma parte significativa das orientações de política educativa do Ministério.
Por outro lado, foi também ao Dr. Jorge Lemos que confiei, em inúmeras ocasiões, a representação do Gabinete e a minha própria, ciente das suas extraordinárias qualidades de comunicador, sustentadas por um íntimo conhecimento dos dossiers.
No trabalho quotidiano, o Dr. Jorge Lemos foi um colaborador sempre disponível e um conselheiro atento, oportuno e leal.
À qualidade do trabalho realizado, inspirada por um profundo conhecimento do sistema educativo, aliaram-se sempre uma impressionante energia e um extraordinário sentido de serviço público, que importa realçar no termo de um ciclo de vida profissional de quase cinco anos.
19 de Setembro de 2000. - A Secretária de Estado da Educação, Ana Benavente.