Louvor 883/2000. - Louvo o major técnico de informática NIP 032121 E, Luís Filipe Almeida Palha, pela forma dedicada e competente com que tem desempenhado as suas funções no âmbito deste EMGFA, com especial realce para o trabalho que tem vindo a desenvolver no Centro de Operações Conjunto (COC).
Colocado no COC em Janeiro de 1998, inicialmente nas funções de adjunto do chefe da Repartição de Comunicações e Sistemas de Informação (CSI), foi elemento fundamental do grupo de trabalho que estabeleceu os requisitos e o quadro conceptual para a instalação de um moderno sistema de comando e controlo no EMGFA.
Paralelamente, representou Portugal em diversos foros internacionais, essencialmente em grupos de trabalho na área de ADP, garantindo que a estrutura e as plataformas de hardware e software operacional dos diferentes sistemas a implementar no COC sejam adequadas, equilibradas e compatíveis com as restantes nações da NATO.
Assumindo, na fase final da instalação dos equipamentos e sistemas, a responsabilidade da direcção de CSI, deu mostras acrescidas da sua capacidade técnica, profissional e de chefia, levando a bom termo e sem sobressaltos a conclusão dos trabalhos, apesar de uma crescente escassez de recursos humanos naquela área.
Dotado de sentido prático, embora sempre profundo e rigoroso, a sua actuação nos múltiplos e variados trabalhos que tem dirigido ou em que tem participado atinge, invariavelmente, uma qualidade que o torna numa mais-valia de valor inestimável.
Para além do entusiasmo e da dedicação postos naquelas tarefas, tem evidenciado ser um militar aprumado, leal, honesto e dotado de bom senso, que consegue granjear estima e consideração de superiores, camaradas e subordinados.
Assim, pelo profissionalismo e pelas qualidades militares já referidas, a que alia uma permanente disponibilidade para o serviço e espírito de bem servir, o major Almeida Palha tornou-se merecedor deste público louvor, devendo os serviços por si prestados, e dos quais resultou prestígio para as Forças Armadas, ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.
22 de Setembro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.