Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 882/2000, de 17 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 882/2000. - Louvo o coronel de infantaria NIM 00864864, Filipe Ferreira Lopes, pela forma altamente eficiente, dedicada, com elevado profissionalismo e competência técnica com que desempenhou as funções de subchefe do estado-maior do centro de operações/quartel-general conjunto do EMGFA.

Com uma extensa carreira ligada à área das informações e das operações, a sua acção foi preponderante e destacada, no acompanhamento das situações correntes nos teatros de operações da Bósnia-Herzegovina, do Kosovo e de Timor Leste, aconselhando e coordenando nas medidas a tomar para a resolução dos complexos problemas e assuntos relacionados com o desempenho dos nossos contingentes ali destacados.

Foi particularmente no campo específico das informações que, quer internamente quer internacionalmente, revelou conhecimentos de inigualável qualidade, patente nas bem elaboradas e profundas exposições enquanto responsável pela área específica da África Setentrional e Médio Oriente, fruto de estudo e acompanhamento dedicado das realidades e da evolução daquelas regiões, cuja avaliação estratégica é fundamental para o posicionamento nacional.

O seu conselho avisado foi também notável na área das operações, com relevo para as fases de deslocamento e instalação dos contingentes nacionais, na coordenação e seguimento das respectivas rendições e sobretudo nas propostas conducentes à melhoria do acompanhamento das operações e do indispensável apoio logístico. Detentor de uma extraordinária capacidade para analisar e avaliar as situações que entretanto surgiam, foi possível testemunhar como conseguiu dinamizar e coordenar a equipa constituinte do quartel-general conjunto activado no centro de operações conjunto, conseguindo assim manter o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas sempre informado do desenrolar dos acontecimentos para que as decisões correctas e atempadas fossem tomadas.

Chamado a desempenhar interinamente as funções do chefe do estado-maior do centro de operações conjunto/QGC, também aí denotou invulgares capacidades, patentes na contínua e criteriosa avaliação dos estados de prontidão dos meios afectos à componente operacional do sistema de força nacional, bem como na determinação clara e concreta dos graus de disponibilidade exigidos e da capacidade de sustentação existente.

Operacional de trato distinto e agradável, de fácil relacionamento e possuidor de uma cultura apreciável, sempre a sua conduta se pautou por extraordinários dotes de integridade de carácter, lealdade e espírito de missão, conseguindo granjear, ao longo dos períodos em que serviu no EMGFA, primeiro na extinta DINFO e posteriormente no COC/QGC, o respeito e admiração de todos os que tiveram o privilégio de lidar.

Pelas razões expostas e ao terminar, por força estatutária, a sua carreira militar, revelando uma total dedicação e empenho nas missões que lhe foram confiadas, considero que os serviços prestados pelo coronel Ferreira Lopes, dos quais resultou lustre para as Forças Armadas e para a Nação, devem ser considerados relevantes, extraordinários e distintos.

22 de Setembro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1829804.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda