Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 881/2000, de 17 de Outubro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 881/2000. - Louvo o major-general (NIM 48108761) Cristóvão Manuel Furtado Avelar de Sousa pela forma altamente competente, prestigiante e sempre empenhada como desempenhou as funções de adido de defesa junto da Embaixada de Portugal em Camberra (Austrália) desde 21 de Agosto de 1999 a 8 de Setembro de 2000.

Tendo sido indigitado, nominalmente, para o exercício deste cargo, pelo general CEMGFA, dadas as circunstâncias especiais que se viviam em Timor Leste, e o interesse de Portugal em seguir a situação na parte militar, o major-general Avelar de Sousa foi o militar certo para o momento certo. Seguindo o exemplo do que já tinha sido a sua acção, em Janeiro de 1996, quando o primeiro contingente nacional foi incluído na força da NATO na Bósnia-Herzegovina, o major-general Avelar de Sousa mais uma vez demonstrou elevadas capacidades profissionais, profundo espírito de missão, disponibilidade permanente, e elevado sentido dos interesses de Portugal.

A sua acção junto das autoridades militares da Austrália foi importante para as negociações a estabelecer sobre a participação de Portugal na INTERFET, com a fragata Vasco da Gama, o estacionamento de um avião C-130 e o estabelecimento de um ponto de apoio logístico em Darwin, e a subsequente assinatura de acordos com aquelas autoridades. Aquando da entrada em acção do contingente nacional, integrado na missão das Nações Unidas para a Transição para a Independência de Timor Leste (UNTAET), o major-general Avelar de Sousa desenvolveu acção de elevado relevo, fazendo reconhecimentos prévios no território, estabelecendo ligações com o comandante da força e com as autoridades militares australianas, por forma que os interesses nacionais fossem salvaguardados.

Sempre em perfeita ligação com o embaixador em Camberra, e com o general CEMGFA, acompanhou a missão do contingente nacional em Timor Leste permanentemente, visitando a força militar, aconselhando os seus comandantes, empenhando-se pessoalmente nas visitas do Chefe do Estado, Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa Nacional à presença militar nacional naquele território.

Demonstrando inteligência, nobreza de carácter, profundo sentido da sua condição militar e culto das virtudes que o distinguem, o major-general Avelar de Sousa, prestou serviços que prestigiaram a Nação e as Forças Armadas e devem ser classificados de importantes, relevantes e muito distintos.

22 de Setembro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1829803.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda