Louvor 659/2000. - Louvo o primeiro-sargento de infantaria pára-quedista NIM 06257392, Ismael Lopes Ferreira Salvador, pela forma extraordinariamente competente e dedicada evidenciada no desempenho das funções de sargento de reabastecimento da 11.ª Companhia de Atiradores do 1.º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista Reforçado, integrado no contingente nacional que participou na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET) de 7 de Fevereiro a 15 de Agosto de 2000.
A qualidade e volume dos trabalhos por si desenvolvidos, de natureza complexa, espelham e confirmam a competência profissional que o vem norteando ao longo da sua carreira, demonstrando desde sempre uma excelente capacidade de relacionamento e praticando de forma exemplar a virtude da lealdade, qualidades realçadas no decorrer da sua permanência na missão que o 1.º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista Reforçado desempenhou no âmbito da UNTAET.
Como sargento de reabastecimento da Companhia, demonstrou grande capacidade de organização e metodologia de trabalho, qualidades que lhe possibilitaram pôr a funcionar a arrecadação de material de guerra, de forma funcional e controlada, não obstante o grande volume de material movimentado, quando do aprontamento e preparação do Batalhão.
Ao longo de seis meses no teatro de operações de Timor Lorosae, trabalhando em arrecadações com condições precárias, empenhou-se sempre em introduzir melhorias, as quais vieram proporcionar um melhor acondicionamento do material e maior funcionalidade nas saídas e entradas de material.
Militar totalmente devotado à causa militar do serviço militar, demonstrou em todas as ocasiões qualidades de abnegação e sacrifício exemplares, revelando-se digno de ocupar postos de maiores riscos e cargos de maior responsabilidade e creditando-se como um excepcional colaborador do seu comandante de companhia.
Pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais que evidenciou, é o primeiro-sargento Ismael Salvador digno de ser apontado ao respeito e consideração pública, devendo os serviços por si prestados ser considerados como tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Exército e das Forças Armadas Portuguesas.
23 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.