Louvor 653/2000. - Louvo o capitão SGE NIM 08931876, José Ferrinho da Fonseca, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de comandante do Módulo de Engenharia da CCS do 1.º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista Reforçado, integrado no contingente nacional que participou na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET) de 7 de Fevereiro a 15 de Agosto de 2000.
Durante toda a missão, demonstrou sempre um elevadíssimo sentido de responsabilidade e um inexcedível zelo em todas as tarefas que lhe foram cometidas, revelando qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares, sendo reconhecido com elevada estima e consideração por todos que com ele privaram.
Apesar de não estar familiarizado com os procedimentos específicos treinados durante o período de preparação do Batalhão, cedo evidenciou uma notável capacidade de adaptação e integração plena na estrutura de engenharia do Batalhão, demonstrando uma elevada competência técnico-profissional no âmbito das suas funções, a par de um grande espírito de iniciativa e aptidão para bem servir nas mais diferentes circunstâncias.
Militar dotado de elevados dotes de carácter e de um apurado espírito de obediência, o capitão Ferrinho da Fonseca afirmou-se por uma conduta irrepreensível, dando sempre o seu contributo de uma forma extremamente lúcida e eficaz em todas as acções em que tomou parte. São de salientar a sua inestimável contribuição para o planeamento, organização e execução de todos os trabalhos de engenharia realizados pelo 1.º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista Reforçado nos distritos de Aileu, Ainaro e Same e ainda a sua valiosa contribuição na elaboração do plano de instrução não militar para as FALINTIL e preparação das instalações que viabilizaram a realização dessa instrução.
Quer no desempenho das suas funções quer quando foi chamado a desempenhar inteiramente as funções de oficial de engenharia, revelou ser possuidor de uma capacidade de planeamento e organização notável, o que contribuiu decisivamente para a elevada prestação do 1.º Batalhão de Infantaria Pára-Quedista Reforçado, creditando-o como inteiramente digno de ocupar os postos de maior risco pela afirmação constante de reconhecida coragem moral.
Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares e humanas demonstradas, é o capitão Ferrinho da Fonseca digno de ser apontado ao respeito e consideração pública, devendo os serviços por si prestados ser considerados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
21 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.