Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 652/2000, de 29 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 652/2000. - Louvo o segundo-tenente fuzileiro 21090, Clemente Manuel Fernandes Gil, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de adjunto do oficial de operações no Estado-Maior do 1.º Batalhão de Infantaria Páraquedista reforçado, integrado no contingente nacional que participou na Força de Manutenção de Paz da Administração Transitória das Nações Unidas em Timor Leste (UNTAET), de 27 de Janeiro a 15 de Agosto de 2000.

Quer durante a preparação do Batalhão, quer durante toda a missão, inclusive o período em que fez parte da equipa avançada que chegou ao teatro de operações para preparar a recepção da Força, demonstrou sempre um elevadíssimo sentido de responsabilidade e um inexcedível zelo em todas as tarefas que lhe foram cometidas, revelando qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares, sendo reconhecido com elevada estima e consideração por todos que com ele privaram.

Apesar de não estar familiarizado com os procedimentos específicos em vigor no Exército, cedo evidenciou uma notável capacidade de adaptação e integração plena na estrutura do Estado-Maior do Batalhão, demonstrando uma elevada competência técnico-profissional no âmbito das suas funções, a par de um grande espírito de iniciativa e aptidão para bem servir nas mais diferentes circunstâncias.

Militar dotado de elevados dotes de carácter e de um apurado espírito de obediência, o segundo-tenente Fernandes Gil afirmou-se por uma conduta irreprensível, dando sempre o seu contributo de uma forma extramente lúcida e eficaz em todas as acções em que tomou parte. São de salientar a sua participação na operação em Atsabe com vista à captura de elementos das milícias, onde actuou como oficial de operações do posto de comando táctico do Batalhão, as acções que desenvolveu como elemento da equipa avançada no âmbito da preparação da chegada do Batalhão ao território de Timor Lorosae e ainda a sua valiosa contribuição na elaboração do plano de instrução não militar para as FALINTIL.

Quer no desempenho da suas funções quer quando foi chamado a desempenhar interinamente as funções de oficial de operações, revelou ser possuidor de uma capacidade de planeamento e organização notável, o que contribuiu decisivamente para o bom funcionamento da sua secção e para a elevada prestação do 1.º BIPara (REF), creditando-o como inteiramente digno de ocupar os postos de maior risco pela afirmação constante de reconhecida coragem moral. De entre as várias circunstâncias, importa destacar as acções de organização da visita do Primeiro-Ministro de Portugal ao Batalhão e da cerimónia de entrega das medalhas das Nações Unidas que se realizou em Maubisse.

Pelas excepcionais qualidades e virtudes militares e humanas demonstradas, é o segundo-tenente Fernandes Gil digno de ser apontado ao respeito e consideração pública, devendo os serviços por si prestados ser considerados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

21 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1826433.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda