Louvor 593/2000. - Louvo o tenente-coronel médico da Força Aérea NIP 018593-A, Nuno Pedro Lobato Ribeiro, pela forma altamente meritória e muito competente como desempenhou as funções de comandante do destacamento da Força Aérea do contingente nacional em Timor, parte integrante da estrutura da Peace Keeping Force (PKF) da UNTAET (United Nations Transitional Administration East Timor) de Fevereiro a Agosto de 2000.
Na fase de instalação do destacamento em território de Timor Leste, a sua acção foi de extrema importância, face às múltiplas diligências que houve que desenvolver, para que, em face do pouco tempo disponível, se criassem as condições mínimas para o pessoal ser alojado e para os equipamentos e meios aéreos do destacamento poderem operar com oportunidade e de forma eficiente.
O tenente-coronel Ribeiro, sendo o médico mais graduado do contingente, foi nomeado para desempenhar, em acumulação, a função de Senior Medical Officer do Sector Central, tarefa que cumpriu com reconhecida e manifesta competência e profissionalismo junto das estruturas da UNTAET.
Tendo sido incumbido de realizar a coordenação e supervisão da actividade sanitária e da prestação de cuidados de saúde a todo o pessoal do contingente nacional, apresentou com pertinência e oportunidade ao comando do contingente propostas adequadas aos objectivos propostos assim como procurou manter o comandante permanentemente informado sobre tão sensível área, contribuindo significativamente para a manutenção de moral e bem-estar do pessoal do contingente nacional.
Sempre que o tenente-coronel médico Ribeiro tinha de recorrer a meios exteriores ao contigente para solucionar casos clínicos que ultrapassavam as capacidades dos meios disponíveis no contingente, mostrou o melhor empenho junto das estruturas hospitalares apropriadas e da UNTAET, para que fossem adoptadas as melhores soluções no interesse dos pacientes ao seu cuidado, muitas vezes acompanhando pessoalmente a respectiva situação, mesmo que para isso fosse obrigado a sacrificar o seu tempo de descanso.
O tenente-coronel médico Ribeiro pela sua acção demonstrou especial aptidão técnico-profissional e relevantes qualidades pessoais, contribuiu inequivocamente para o prestígio, lustre e honra da Força Aérea e das Forças Armadas, pelo que é merecedor de público louvor.
11 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.