Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 18971/2000, de 19 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 18 971/2000 (2.ª série). - Serviços Académicos. - Sob proposta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e pela deliberação do senado n.º 20/2000, de 31 de Maio, foi aprovada a reforma curricular da licenciatura em Engenharia Civil desta Faculdade, que a seguir se transcreve:

1 - Aspectos gerais - o plano de estudos da licenciatura em Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra é de cinco anos, com 10 disciplinas semestrais por ano. Grande parte das disciplinas constitui um bloco obrigatório com 44 disciplinas, que se estendem até ao 5.º ano, sendo as restantes disciplinas, de opção, organizadas em perfis.

A conclusão da licenciatura é condicionada à obtenção de um determinado número mínimo de unidades de crédito, que é:

UC

Disciplinas obrigatórias (44 disciplinas) ... 170

Disciplinas de opção de um único perfil (6 disciplinas) ... 24

Total de unidades de crédito ... 194

As inscrições dos alunos estão restringidas em cada ano pela obrigatoriedade de estes terem concluído ou estarem inscritos a todas as disciplinas de anos anteriores.

Nos primeiros três anos de funcionamento do novo plano de estudos da licenciatura em Engenharia Civil existirão seis perfis. A cada laboratório do Departamento de Engenharia Civil (ver nota 1) compete a apresentação, na comissão científica do DEC, do programa de um perfil, eventualmente contendo cadeiras leccionadas por outros laboratórios. Cada perfil pode oferecer um máximo de nove disciplinas de opção, das quais os alunos poderão escolher seis (opções 1 a 6 - v. quadro n.º 1). Nos anos seguintes, a definição dos perfis deverá ser reequacionada em função da experiência dos três primeiros anos.

(nota 1):

Laboratório de Construções;

Laboratório de Estruturas;

Laboratório de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente;

Laboratório de Mecânica Estrutural;

Laboratório de Geotecnia e Fundações;

Laboratório de Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes.

2 - Inscrições nos perfis - para os alunos que não possuam aprovação em nenhuma disciplina de opção à data de entrada em vigor do presente plano de estudos, as regras a seguir são:

Em cada perfil o número de vagas é fixado anualmente, podendo variar entre 20 e 30;

O limite mínimo de alunos inscritos num dado perfil é de cinco;

Para que um aluno se possa candidatar a um perfil é necessário que tenha concluído um total de 118 unidades de crédito em disciplinas obrigatórias (equivalente a todas as disciplinas dos primeiros três anos da licenciatura em Engenharia Civil mais uma disciplina do 4.º ano);

Os critérios a utilizar na seriação dos candidatos a um perfil são os seguintes, pela ordem indicada:

1) Média ponderada de todas as disciplinas concluídas, de acordo com as regras definidas no n.º 3, para o efeito, divide-se o intervalo de 118 a 170 unidades de crédito em cinco classes;

2) Número das unidades de crédito obtidas na totalidade das disciplinas obrigatórias já completadas;

O aluno deve indicar na candidatura a ordem de preferência dos vários perfis;

Os alunos com um perfil atribuído em ano lectivo anterior podem recandidatar-se a um perfil diferente.

Um aluno que possua aprovação em alguma disciplina de opção à data de entrada em funcionamento do novo plano de estudos deve submeter à aprovação da comissão de equivalências um pedido de equivalências para as disciplinas de opção.

Algumas disciplinas têm pressupostos (ou precedências aconselhadas), considerando-se adquirida a matéria leccionada em disciplinas anteriores (v. quadros n.os 4 e 5). Se algum aluno frequentar uma disciplina sem ter previamente adquirido os conhecimentos ministrados nessas disciplinas pressupostas, não poderá invocar esse facto quer na avaliação quer na leccionação das matérias.

Na escolha das datas de exames só serão garantidas datas distintas para as disciplinas obrigatórias de um mesmo ano e de um mesmo perfil.

3 - Regras para o cálculo da média final - a classificação final da licenciatura em Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra é obtida pela média aritmética de todas as disciplinas ponderadas com o seu valor em unidades de crédito e o peso de cada cadeira. As disciplinas do 3.º, 4.º e 5.º anos e ainda as disciplinas de Geometria Descritiva, Introdução à Engenharia Civil e Arquitectura, Desenho Técnico, Estática Aplicada, Sistemas de Engenharia Civil, Geologia da Engenharia e Mecânica dos Materiais têm peso 2. As restantes disciplinas têm peso 1.

Critérios para a seriação dos candidatos a um perfil:

1) Número de unidades de crédito obtidas na totalidade das disciplinas obrigatórias já completadas. Para o efeito os alunos são agrupados em cinco classes, a saber:

1.1) De 161 a 170 unidades de crédito concluídas;

1.2) De 151 a 160 unidades de crédito concluídas;

1.3) De 141 a 150 unidades de crédito concluídas;

1.4) De 131 a 140 unidades de crédito concluídas;

1.5) De 118 a 130 unidades de crédito concluídas;

2) Dentro de cada classe, a média ponderada de todas as disciplinas concluídas de acordo com as regras definidas no n.º 3.

Quadro n.º 1 - Licenciatura em Engenharia Civil

Plano de estudos para 2000

(ver documento original)

As áreas de ensino de cada disciplina estão listadas no quadro n.º 2 (disciplinas obrigatórias) e no quadro n.º 3 (disciplinas de opção).

Quadro n.º 2 - Disciplinas obrigatórias

(ver documento original)

Quadro n.º 3 - Disciplinas de opção

(ver documento original)

4 - Precedências aconselhadas:

Relação das precedências aconselhadas para as disciplinas obrigatórias:

Quadro n.º 4 - Precedências aconselhadas

(ver documento original)

Relação das precedências recomendadas para os perfis:

Quadro n.º 5 - Precedências aconselhadas para os perfis

(ver documento original)

22 de Agosto de 2000 - O Reitor, Fernando Rebelo.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1824171.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda