Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 555/2000, de 16 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 555/2000. - Louvo o primeiro-sargento de transmissões NIM 03871384, António Machado Fernandes, do QG/ZMA, em serviço no Agrupamento CHARLIE/BLI/KFOR, pela forma muito competente e extremamente dedicada como desempenhou a função de comandante da Secção de Transmissões, evidenciando qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares durante o cumprimento da missão no teatro de operações do Kosovo.

No desempenho das tarefas que lhe foram confiadas, revelou uma competência técnica invulgar no que diz respeito à programação, gestão e manutenção da central telefónica, de tal modo que só assim foi possível dar resposta às exigências do Agrupamento, uma vez que está instalada apenas a central orgânica de batalhão de campanha.

Aos problemas técnicos que surgiram no sistema de comunicações satélite, e apesar de não ter qualquer preparação específica sobre tais equipamentos, soube sempre, pela persistência, tenacidade e aptidão para bem servir nas mais diversas circunstâncias, dar a resposta adequada e eficaz, o que lhe permitiu granjear a admiração, o reconhecimento e a credibilidade técnica da empresa responsável pela comunicação satélite em Portugal.

Os serviços destacam-se ainda durante a fase da instalação do sistema de recepção e distribuição da TV Cabo, cuja colaboração, graças aos seus profundos conhecimentos na área de electrónica e telecomunicações, permitiu a recepção do sinal, evidenciando o seu espírito criativo e a sua vontade de bem servir, espírito de missão e de sacrifício, que muito contribuíram para a moral e bem-estar de todos os militares.

Em áreas pouco afins com a sua função principal, como sejam as artes gráficas e a fotografia, evidenciou um extraordinário desempenho em prol do Agrupamento e dos militares que o integram, ao participar em concursos internos de fotografia e mesmo ao nível da própria KFOR, projectando a imagem da unidade e do País. Nesta área específica, o seu talento é reconhecido e tem na edição semanal do nosso jornal, O Amigo Charlie, talvez a sua expressão máxima, confirmada já por referências elogiosas.

Como comandante da Secção de Transmissões, supervisionou, sempre com grande rigor técnico e pessoal, as diferentes áreas de actuação da Secção, revelando sólidos conhecimentos em todas elas, contribuindo assim para a necessária funcionalidade desta área específica de tão elevada criticidade.

Militar dotado de elevados dotes de carácter e espírito de obediência, de apurado sentido de disciplina, organização, dedicação e prontidão, e praticando em elevado grau a virtude da lealdade, o primeiro-sargento Machado Fernandes mostrou-se sempre digno de ocupar os postos de maior risco, pela afirmação constante de reconhecida coragem moral, devendo os serviços por si prestados ser considerados relevantes e de elevado mérito.

16 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1822931.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda