Louvor 542/2000. - Louvo o capitão de infantaria NIM 18544188 José Manuel dos Santos Sá, do RI13, pela elevada competência técnica, excepcional zelo e dotes de carácter, como desempenhou as funções de comandante da Companhia de Comando e Serviços do Agrupamento CHARLIE/BLI/KFOR.
Desde a fase do aprontamento que desenvolveu um trabalho de elevada proficiência, criando nos seus militares um conhecimento exacto das responsabilidades individuais e colectivas e incutindo-lhes simultaneamente um espírito de coesão e de disciplina fundamental para a especificidade de uma companhia de serviços e ao tipo de missão a cumprir no teatro de operações do Kosovo.
Radicando a sua principal tarefa no apoio de serviços a todos os núcleos do Agrupamento, e, por vezes, a forças de outras nacionalidades, sempre confirmou o seu extraordinário empenho, praticando em elevado grau a virtude da lealdade, o que contribuiu para que se tornasse um valioso colaborador do comando, na forma como a execução das várias tarefas sustentava a concretização dos objectivos determinados, nomeadamente, ao nível das condições de alojamento do pessoal, na arrumação, controlo e catalogação dos materiais existentes no teatro de operações e melhoria das condições de manutenção de todos os meios e respectivos registos.
Dotado de uma serenidade e ponderação exemplares, conseguiu estabelecer um óptimo relacionamento com todos os militares, incluindo os de outros contingentes, conseguindo transmitir a todo o momento uma postura de permanente disponibilidade que conjugava com uma evidente preocupação com o serviço e com o necessário rigor e exigência nos procedimentos de execução.
Oficial extremamente dedicado, com sólida formação humana e militar, revelou qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares, mostrando-se sempre digno de ocupar postos de maior risco, pela afirmação constante de reconhecida coragem moral.
Ao desenvolver a sua acção de comando segundo padrões de eficiência, obteve a elevada colaboração de todos os seus subordinados e revelou grande dedicação, espírito de obediência e extraordinária aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias que permitiram um desempenho extraordinário em todas as áreas de apoio à sua responsabilidade.
Pelas excepcionais qualidades pessoais e virtudes militares, pelo equilíbrio e ponderação nas atitudes da sua acção de comando e pelos conhecimentos que confirmaram um excelente nível técnico-profissional e permitiram que resultasse, inequivocamente, prestígio para o Agrupamento e para as Forças Armadas, deve o capitão Santos Sá ser apontado publicamente como exemplo e merecedor que os serviços por si prestados sejam considerados muito relevantes e de elevado mérito.
16 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.