Louvor 541/2000. - Louvo o capitão de infantaria NIM 15401189, Ilídio João Cardoso Abelha, do RI13, pela forma altamente meritória, muito competente e extremamente dedicada como desempenhou as funções de comandante da Companhia de Atiradores Mecanizada do Agrupamento CHARLIE/BLI/KFOR.
Desde a fase do aprontamento que confirmou as suas excepcionais qualidades pessoais e extraordinário empenho, conseguindo que os seus militares atingissem em pouco tempo um eficiente nível de execução, excelente coesão e atitude disciplinar assinalável.
No teatro de operações exerceu a sua acção de comando através de um relacionamento muito estreito e de grande aproximação com os subordinados, cimentado num forte espírito de corpo, que incutia grande motivação e dinamismo em todos os seus homens, apesar das condições difíceis do clima e do terreno da área de responsabilidade do Agrupamento, demonstrando na sua conduta qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares e mostrando ser sempre digno de ocupar postos de maior risco, pela afirmação constante de reconhecida coragem moral.
Em acções de reforço task forces da Brigada Multinacional Oeste, à qual o Agrupamento CHARLIE estava operacionalmente vinculado, ou à Brigada Multinacional Este, através da cedência de um dos seus pelotões de atiradores a outra task force, foi notável o desempenho operacional conseguido segundo as suas orientações e acompanhamento, que fez sempre questão de manter, e reconhecido aos vários níveis da estrutura da KFOR no TO, revelador de um extraordinário espírito de sacrifício e aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias.
Possuidor de grande espírito de iniciativa e preocupação permanente com o serviço no levantamento dos problemas relacionados com o pessoal, o material e equipamento necessário ao cumprimento da missão, colaborou sempre para que se encontrasse a melhor solução, manifestando durante o serviço e em todos os actos da sua vida, dotes de carácter e espírito de obediência.
Oficial competente, revelou permanente e excepcional capacidade de trabalho, desempenhando com eficiência e determinação todas as missões que lhe foram atribuídas, distinguindo-se igualmente pela prática em elevado grau da virtude da lealdade.
Pelas suas qualidades e virtudes militares, especial aptidão técnico-profissional, evidentes no desempenho do capitão Cardoso Abelha, resultou inequivocamente eficiência e prestígio para as Forças Armadas, devendo os serviços por si prestados ser considerados muito relevantes e de elevado mérito.
16 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.