Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 540/2000, de 16 de Setembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 540/2000. - Louvo o capitão de cavalaria NIM 06912088, Donato Hélder da Costa Tenente, do RC6, pela forma altamente meritória, muito competente e extremamente dedicada como desempenhou as funções de comandante do Esquadrão de Reconhecimento do Agrupamento CHARLIE/BLI/KFOR.

Dando continuidade ao trabalho já desencadeado no RC6, iniciou a fase de aprontamento da unidade no RI13, conduzindo a instrução e treino do seu pessoal de forma metódica e muito esclarecida, com uma preparação e utilização muito criteriosa dos materiais e equipamentos à sua responsabilidade, conseguindo óptimos resultados, traduzidos na elevada prontidão operacional, eficácia e espírito de disciplina evidenciados pela sua subunidade.

Revelando excepcionais qualidades e virtudes militares, discreto mas sempre eficiente, manifestou, em permanência, dotes de carácter, espírito de obediência e aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias, constituindo-se num extraordinário colaborador do comando do Agrupamento, nomeadamente na dinâmica que incutiu na actividade operacional desenvolvida pelo ERec na área de responsabilidade do Agrupamento, conseguindo dessa forma optimizar os resultados e contribuir para a boa imagem da FND junto da estrutura de comando da KFOR.

Nas operações em que o seu esquadrão participou no TO, particularmente na acção de reforço à Brigada Multinacional Norte, no âmbito da operação MITROVICA III, e no comando do subagrupamento DRAGÃO, que integrava a task force São Jorge, de comando português, pautou a sua conduta por um grande dinamismo e perfeito controlo de toda a situação, revelando na sua atitude qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares e mostrando-se sempre digno de ocupar os postos de maior risco, pela afirmação constante de reconhecida coragem moral, acção igualmente reconhecida aos vários níveis da estrutura de comando da KFOR.

Denotando um elevado sentido de responsabilidade e praticando em elevado grau a virtude da lealdade, tratou com todo o rigor e impecável entendimento todos os assuntos relativos à salutar vivência entre todos os militares, contribuindo ao seu nível e de forma inegável para o óptimo ambiente e harmonia no relacionamento com as outras subunidades, o que decisivamente contribuiu para o necessário espírito de corpo da unidade.

As qualidades pessoais, virtudes militares, aprumo e especial aptidão técnico-profissional, permitiram que resultasse inequivocamente eficiência e prestígio para as Forças Armadas, sendo por isso o capitão Costa Tenente merecedor que os serviços por si prestados sejam considerados muito relevantes e de elevado mérito.

16 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1822916.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda