Despacho conjunto 922/2000. - Nos termos do disposto nos n.os 3 e 4 do artigo 21.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, e no cumprimento da subdelegação de competências estabelecida pelo despacho 1087/2000 (2.ª série), de 15 de Dezembro de 1999, do Secretário de Estado do Ensino Superior, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 12, de 15 de Janeiro de 2000, é aprovado o programa de provas de conhecimentos específicos a utilizar nos concursos de ingresso e de acesso na carreira técnica superior, área de desenvolvimento regional/extensão rural, do grupo de pessoal técnico superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante.
22 de Agosto de 2000. - O Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Válter Victorino Lemos. - O Director-Geral da Administração Pública, Júlio G. Casanova Nabais.
ANEXO
Programa de provas de conhecimentos específicos a utilizar nos concursos de ingresso e de acesso na carreira técnica superior, área de desenvolvimento regional/extensão rural, do grupo de pessoal técnico superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
1 - O papel do desenvolvimento regional no contexto dos territórios em que se insere a Escola Superior Agrária de Castelo Branco: os desafios que se colocam.
2 - Desenvolvimento rural: conceitos, abordagens e programas.
3 - Extensão rural: conceitos, bases filosóficas e modelos de actuação.
4 - O extensionista: papéis, competências e quadro funcional.
5 - Planeamento, elaboração e avaliação de programas de extensão.
6 - Metodologias e instrumentos de trabalho em extensão rural.
7 - As novas tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento e extensão rural.
8 - Elaboração de um plano de exploração.
9 - Selecção de indicadores contabilísticos e financeiros para fazer uma análise comparativa de um leque de explorações.
10 - Planeamento de uma acção de formação.
11 - Planeamento de uma acção de divulgação/sensibilização.