Despacho 17 633/2000 (2.ª série). - Por ter saído com inexactidão a publicação referente ao Dr. Jaime Serrão Andrez, inserta no Diário da República, 2.ª série, n.º 180, de 5 de Agosto de 2000, a p. 13 035, col. 2.ª, novamente se manda publicar na íntegra:
"Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 1 de Outubro de 1999, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Maio de 1999:
Jaime Serrão Andrez, professor auxiliar convidado, além do quadro, deste Instituto - contratado, por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de professor associado convidado a tempo parcial (50%), além do quadro do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 1 de Outubro de 1999, considerando-se rescindido o anterior contrato a partir da mesma data. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
1 - Jaime Serrão Andrez é licenciado pelo ISEG em Organização e Gestão de Empresas, no ano lectivo 1977-1978, com a classificação final de 15 valores. Tem igualmente o grau de bacharel em Economia obtido na Faculdade de Economia da Universidade de Lourenço Marques, no ano lectivo de 1975-1976, reconhecido pelo Ministério da Economia em Portugal.
2 - A sua actividade docente no ISEG tem o seu início em 1983 e desde então tem exercido funções de responsabilidade de disciplina e participado activamente no plano pedagógico, quer como docente de aulas teóricas, quer propondo e preparando alguns dos respectivos programas e respectivo material de apoio pedagógico. É, desde há cerca de oito anos, professor auxiliar convidado. Presentemente é docente de aulas teóricas de Economia Industrial e da Inovação (4.º ano de licenciatura em Economia), onde já foi responsável da disciplina precedente - Economia e Política Industrial. Teve uma intervenção muito importante na reformulação do programa da disciplina que irá entrar em vigor no ano lectivo de 2000-2001 com a designação de Economia Industrial.
É igualmente docente de aulas teóricas de Introdução à Microeconomia (1.º ano), tendo uma forte intervenção na preparação das aulas.
A nível da licenciatura, a partir do corrente ano lectivo, passou também a ser responsável da disciplina de Avaliação de Projectos (4.º ano de licenciatura em Economia), tendo introduzido significativas alterações no respectivo Programa.
3 - Na pós-graduação foi um dos co-fundadores do curso de Especialização em Gestão e Estratégia Industrial, promovido pelo CEDE (ISEG), em parceria com o CITEVE, e que viria a dar origem ao mestrado com a mesma designação que presentemente funciona no ISEG. Neste mestrado é responsável da disciplina Decisão de Investir e Análise do Risco, onde lecciona as respectivas aulas teórico-práticas, com base num programa por si elaborado.
4 - Refira-se igualmente a sua passagem pela Universidade da Beira Interior (ano lectivo 1987-1988), onde participa na elaboração da licenciatura em Economia Industrial, foi responsável pela organização da disciplina Planeamento Estratégio do 5.º ano da licenciatura em Gestão de Empresas e co-responsável da disciplina Organização da Produção do 5.º ano da licenciatura em Engenharia Têxtil.
5 - A carreira profissional do licenciado Jaime Serrão Andrez é também brilhante, sendo, nomeadamente, um dos maiores especialistas nacionais na Indústrial Têxtil, onde foi técnico do Gabinete de Intervenção no Sector Têxtil (1976-1978) e chefe de divisão da Indústria Têxtil (MIE 1983-1987).
Foi vogal do conselho de administração e do conselho fiscal de várias empresas. Coordenador de programas do Gabinete do Gestor do PEDIP, vogal do conselho de administração do IAPMEI (1993-1996) e assessor da Direcção-Geral da Indústria. Actualmente é vogal do conselho de administração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Exerceu funções governamentais como Secretário de Estado do Comércio e Turismo do 13.º Governo Constitucional da República Portuguesa.
6 - É autor ou co-autor de mais de 20 trabalhos nas suas áreas de especialidade, 14 dos quais sobre a indústria têxtil e do vestuário.
7 - Pelo que fica dito, é patente o significativo trabalho pedagógico desenvolvido pelo licenciado Jaime Serrão Andrez, acompanhado por uma carreira profissional, de que o ISEG tem beneficiado, em muito, ao nível dos programas e conteúdos das várias disciplinas onde exerce ou exerceu funções docentes.
Assim, propõe-se a sua contratação como professor associado convidado.
Os relatores: Prof. Doutor Américo Henrique Rodrigues Ramos dos Santos, Prof. Doutor António Francisco Espinho Romão e Prof. Doutor Vítor Manuel da Silva Santos."
8 de Agosto de 2000. - O Presidente do Conselho Directivo, António Mendonça.