Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 468/2000, de 21 de Agosto

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 468/2000. - Louvo o capitão de infantaria (NIM 05609888) Joaquim Manuel de Mira Branquinho, do RI 3, pelas qualidades morais e virtudes militares evidenciadas no desempenho das funções de comandante da Companhia de Comando e Serviços do agrupamento conjunto ALFA/BLI, força nacional destacada no teatro de operações da Bósnia-Herzegovina e reserva operacional do comando da Stabilization Force (SFOR).

Na fase de aprontamento, desenvolveu um trabalho de excelente qualidade, que desde logo reflectiu a sua elevada competência técnico-profissional, extraordinário empenho, dotes de carácter e outras relevantes qualidades pessoais que lhe permitiram criar nos seus militares uma consciência correcta das responsabilidades, gerar neles o fortalecimento de um espírito de missão e coesão essenciais para o cabal desempenho das difíceis tarefas que se lhes depararam, tendo em conta a especificidade da sua companhia e a missão a cumprir.

No teatro de operações, inicialmente em Vitkovici, Rogatica e Sarajevo, garantiu o apoio de serviços às subunidades do agrupamento e, em alguns casos, a forças de outras nacionalidades, reafirmando a sua extraordinária capacidade de trabalho, grande dedicação ao serviço e sentido das responsabilidades. Iniciada a mudança dos aquartelamentos para a nova posição de Visoko, em adversas condições climatéricas, não se poupou a esforços para que a mesma se processasse com rapidez, mas em segurança, exercendo, para tal, uma exemplar acção de coordenação dos transportes e controlo dos materiais.

Feita a mudança, foi notável o esforço desenvolvido para o restabelecimento do normal funcionamento dos serviços da unidade, incluindo trabalhos de construção, montagem e adequação das infra-estruturas, bem como o controlo, arrumação e manutenção dos materiais existentes no teatro de operações, tudo isto com reflexos positivos no moral e bem-estar das tropas e, consequentemente, no seu bom desempenho operacional.

Oficial humilde, cordial nas relações, disciplinado e disciplinador, permanentemente disponível e dotado de uma serenidade e ponderação exemplares, impôs-se naturalmente ao respeito de todos, granjeando a estima e a consideração de quantos com ele privaram ao longo do tempo em que exerceu o seu comando com elevados padrões de proficiência, revelando espírito de obediência e aptidão para bem servir nas diferentes circunstâncias.

Dotado de especial aptidão para o comando de tropas, leal e possuidor de qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares, o capitão Mira Branquinho revelou não só uma sólida formação humana como uma grande competência profissional, tendo os serviços por si prestados contribuído significativamente para a eficiência, o prestígio e o cumprimento da missão das Forças Armadas, pelo que devem ser considerados relevantes e de elevado mérito.

1 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1814841.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda