Louvor 463/2000. - Louvo o primeiro-sargento fuzileiro (NII 94870) António Manuel Estevinha Valério Patinha, do Corpo de Fuzileiros, em missão de serviço no agrupamento conjunto ALFA/BLI/SFOR II, pelas suas excepcionais qualidades e virtudes militares, pela integridade de carácter e elevada competência com que desempenhou as funções que lhe foram atribuídas.
Desempenhando as funções de quartel-mestre da Companhia de Fuzileiros desde a fase de aprontamento, revelou-se num precioso colaborador do comando pela permanente disponibilidade, elevado empenhamento e aptidão técnico-profissional, cumprindo de forma objectiva e eficiente as missões que lhe foram cometidas, demonstrando em todas as circunstâncias aptidão para bem servir.
No teatro de operações da Bósnia-Herzegovina, praticando com elevado grau a virtude da lealdade e revelando qualidades de abnegação e mercê de muito trabalho e perseverança, garantiu a adequada manutenção e organização dos materiais à carga da Companhia por forma a responder aos níveis de prontidão exigidos. Evidenciou ainda um cuidado exemplar na preparação das cargas a enviar e receber em cada voo de sustentação.
Possuidor de grande experiência e dinamismo, dotado de bom senso e ponderação na resolução dos problemas e actuando sempre pelo exemplo, granjeou dos seus superiores e subordinados a maior admiração e respeito.
Pelas relevantes qualidades pessoais e profissionais evidenciadas, o primeiro-sargento Valério Patinha dignificou a categoria de sargentos, fazendo jus a que os serviços por si prestados contribuíssem inequivocamente para o prestígio, a eficiência e o cumprimento da missão da força nacional destacada e das Forças Armadas, pelo que devem ser considerados importantes e de elevado mérito.
1 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.