A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 460/2000, de 21 de Agosto

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 460/2000. - Louvo o capitão de infantaria (NIM 01372287) Nuno Manuel Mendes Farinha, do RI 3, pela forma altamente meritória, esclarecida e muito competente como desempenhou as funções de oficial de logística do agrupamento conjunto ALFA/BLI/SFOR II, força nacional destacada no teatro de operações da Bósnia-Herzegovina.

Na fase do aprontamento do agrupamento, a sua acção revelou-se de extrema e decisiva importância, na análise dos quadros orgânicos de material propostos e nas múltiplas diligências desenvolvidas para o accionamento do fornecimento dos diversos materiais necessários para que a instrução e o treino específico das tropas se processasse com o armamento e equipamento adequados ao tipo de missão.

Foi ainda da sua responsabilidade o planeamento criterioso, a direcção e a supervisão da adequada preparação, teórica e prática, de quadros e tropas, em especial do EM e da CCS, na área logística, e a elaboração de toda a documentação que viria a ser utilizada pelo agrupamento.

No teatro de operações, revelou excepcionais qualidades de trabalho, extrema dedicação e zelo e um elevado nível técnico-profissional, bem como dotes de carácter e aptidão para servir nas mais variadas circunstâncias. Com elevada eficiência coordenou todo o movimento logístico de transferência do agrupamento conjunto ALFA para a actual posição, planeou e supervisou todas as actividades logísticas e de gestão, em ligação com a secção de pessoal, dos voos de sustentação semanal, garantindo permanentemente, e sem quebras, o fluxo de reabastecimento dos transportes e uma criteriosa distribuição dos materiais, de acordo com as instruções do comando, conseguindo dessa forma conciliar as necessidades logísticas de sustentação da força com o bem-estar e o moral das tropas.

Oficial de grande frontalidade e elevada coragem moral, de espírito de abnegação e de sacrifício exemplares, o capitão Mendes Farinha revelou-se possuidor de excepcionais qualidades e virtudes pessoais e militares, constituindo-se um notável colaborador do seu comandante de agrupamento, devendo os serviços por si prestados, que muito contribuíram para o prestígio, lustre e honra das Forças Armadas e de Portugal, ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.

1 de Agosto de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1814833.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda