Louvor 356/2000. - Louvo o sargento-ajudante de cavalaria (NIM 09521386) António Maria Batista Nascimento pelas excepcionais virtudes militares e qualidades pessoais que demonstrou durante os cerca de três anos e meio em que desempenhou funções no Gabinete Militar Conjunto em Washington D. C., EUA.
Constituindo o Gabinete do Adido Militar em Washington um elo logístico do Exército e desempenhando o sargento- ajudante Nascimento funções junto do adido militar, nesta área tão sensível demonstrou uma excepcional capacidade de organização e controlo. O seu entusiasmo, rigor e elevada competência técnica contribuíram para que as ligações logísticas com os EUA decorressem de forma eficiente, das quais resultaram altos benefícios para o Exército em particular e para as Forças Armadas em geral.
Com modéstia, muita dignidade, espírito de obediência, humildade, mas sempre com orgulho e disponibilidade permanentes, características da grandeza do seu carácter, soube responder a todas as solicitações do Gabinete Militar Conjunto, no qual, para além do apoio ao adido militar, prestou apoio ao NLR junto do SACLANT e exerceu a função de amanuense-arquivista dos sub-registos OTAN do adido de defesa e do PO NLR SACLANT. Todas estas tarefas, atestando bem as suas capacidades para bem servir nas diferentes circunstâncias, traduziram-se num trabalho acrescido, levando-o constantemente a ficar no Gabinete para além das horas normais de serviço.
Foi evidente a sua vontade de bem servir. A integridade deu-lhe o sentido do dever e a tenacidade, a força para aceitar as suas tarefas, sempre com elevado espírito de obediência e de missão. A sua capacidade de comunicação escrita e falada na língua inglesa, a sua humanidade, simpatia, a vontade de bem servir, o orgulho que sempre demonstrou pelo Exército e por Portugal, o rigor e a profundidade com que aborda e coloca os assuntos, tornaram-no conhecido e muito respeitado por todos os elementos que com ele privaram, militares e civis, tanto portugueses como americanos, e ainda junto dos gabinetes militares de outros países acreditados em Washington, transmitindo uma imagem altamente prestigiante para as Forças Armadas.
De reconhecida coragem moral, praticando em elevado grau as virtudes da lealdade, revelando qualidades de abnegação e de sacrifício exemplares, mostrando-se digno de ocupar postos de maior responsabilidade, o sargento-ajudante Nascimento, ao terminar o seu período de comissão nos EUA, merece ver os seus serviços reconhecidos publicamente como relevantes e de elevado mérito, pelo modo como contribuiu para elevar a imagem do Exército, das Forças Armadas de Portugal.
28 de Junho de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.