Louvor 355/2000. - Louvo o coronel de administração militar NIM 05966764, José Carlos Mendonça da Luz, pela forma muito eficiente, competente e dedicada como desempenhou as suas funções no Quartel-General da SFOR na Bósnia-Herzegovina.
Como chefe do CJ4 e simultaneamente director multinational joint logistics center, evidenciou elevados dotes de liderança, grande determinação e dinamismo, contribuindo com o seu saber, profissionalismo e experiência para evoluções muito positivas no domínio da logística da SFOR e também para a resolução atempada de todas as dificuldades logísticas inerentes à complexidade da situação que se vive no teatro de operações e à natureza fortemente multinacional da SFOR.
Para o êxito da sua acção muito contribuiu a forma como soube congregar a vontade de todos os seus subordinados, dando assim plena unidade funcional a uma área de grande diversidade técnica, ao mesmo tempo que, persistentemente e com adequada pedagogia, difundiu, apoiou e impulsionou o novo conceito de logística multinacional.
Enquanto portuguese senior representative no QG SFOR, os seus serviços foram de enorme valia, nomeadamente no tocante ao estudo, à decisão e à execução das complexas operações de alteração de missão e de transferência de guarnição do contigente português na SFOR. Efectuando múltiplos contactos com autoridades nacionais e com os responsáveis do QG SFOR, a acção do COR Mendonça da Luz permitiu identificar mais facilmente as melhores soluções e materializá-las nas melhores condições possíveis.
Na importante comissão de serviço militar que cumpriu no teatro de operações da Bósnia-Herzegovina, o coronel de administração militar Mendonça da Luz afirmou-se como um chefe e um exemplo, havendo-se de forma honrosa e brilhante e prestando ao País e à SFOR serviços distintivos e relevantes de que resultou lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
27 de Junho de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.