Despacho (extracto) n.º 14 762/2000 (2.ª série). - Por despacho de 12 de Junho de 2000 do vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, proferido por delegação de competências:
Doutor José Afonso Leitão de Sousa Guimarães - autorizado o contrato administrativo de provimento na categoria de professor auxiliar convidado da disciplina de Propedêutica Médica, a tempo parcial (30% de dois terços do escalão 1, índice 195), por conveniência urgente de serviço e em acumulação, a partir de 7 de Julho de 2000, por um ano. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
O Doutor José Afonso Leitão de Sousa Guimarães foi doutorado em Medicina Interna pela Faculdade de Ciências Médicas e é assistente graduado do quadro do Hospital de São Francisco Xavier, colaborando, desde há longa data, no ensino pré-graduado, nomeadamente na disciplina de Medicina I.
Apresenta um curriculum vitae de relevo em medicina interna, dedicando-se, desde 1980, ao estudo da hipertensão arterial, tema das suas provas de aptidão pedagógica e de doutoramento.
Do seu curriculum vitae fazem ainda parte:
12 comunicações a congressos no período de 1977 a 1993;
5 conferências e participação em 31 mesas-redondas, sobre temas relacionados com a hipertensão arterial, destinadas na sua maior parte a clínicos gerais;
8 trabalhos publicados no período de 1977 a 1995, 2 em preparação e 7 resumos publicados, igualmente, no período indicado.
O conselho científico, com base nos pareceres elaborados pelos Profs. Doutores Armando Octávio Carvalho Sales Luís, Fernando Eduardo Barbosa Nolasco e António José Murinello de Sousa Guerreiro, na sua reunião de 16 de Maio de 2000, deliberou convidar o Doutor José Afonso Leitão de Sousa Guimarães para exercer as funções de professor auxiliar convidado desta Faculdade.
A Vice-Presidente do Conselho Científico, Maria da Graça de Morais.
5 de Julho de 2000. - O Director, António Manuel Bensabat Rendas.