Louvor 344/2000. - Louvo o capitão-de-mar-e-guerra EMQ NII 70751, José Antunes Lourenço, na situação de reforma, pela forma excepcionalmente dedicada, eficiente e voluntariosa como nos últimos seis anos desempenhou funções atribuídas na Direcção de Serviços de Infra-Estruturas e Comunicações da Direcção-Geral de Infra-Estruturas.
Patenteando vastos conhecimentos técnicos e ampla experiência no âmbito do transporte e armazenagem de combustíveis, aplicada nomeadamente nas instalações POL da NATO em Portugal, é de realçar a forma briosa e pragmática como os soube empregar e a atitude didáctica e leal como os transmitiu.
Responsável pela representação nacional no Comité de Pipelines da NATO, sempre demonstrou um elevado sentido de cumprimento do dever, sendo de destacar o seu empenhamento e eficácia na avaliação e na transmissão, com oportunidade e rapidez, da correspondente documentação e informação, o que lhe permitiu estabelecer e manter uma adequada ligação e cooperação com as entidades militares envolvidas.
Evidenciou em toda a sua actividade um elevado espírito de missão e sentido de responsabilidade, a par de uma grande capacidade de adaptação e aptidão para bem servir em diferentes circunstâncias, estando sempre disponível e empenhado na melhor resolução de outras questões que lhe foram colocadas.
Pelos bons resultados do seu desempenho, pelas qualidades profissionais e pessoais evidenciadas, pelo espírito de missão, lealdade e camaradagem sempre demonstrados, é o comandante Antunes Lourenço merecedor de público louvor, devendo os serviços por si prestados ser considerados relevantes e de muito mérito.
30 de Junho de 2000. - O Director-Geral, Manuel da Cunha Rego.