Portaria 941/2000 (2.ª série). - Louvo o capitão-de-mar-e-guerra 24957, José António Teixeira Cervaens Rodrigues, pela forma altamente competente, responsável e dedicada como ao longo de seis anos desempenhou todas as funções que lhe foram atribuídas no quadro do IDN, denotando sempre grande empenhamento e notável espírito de bem servir.
Assessor, adstrito à área de estudo e investigação de economia, tecnologia, organização e administração, o CMG Cervaens Rodrigues, oficial de vasta cultura, em que associa a uma formação científica e tecnológica o conhecimento humanístico e a cultura estratégica, desenvolveu nessas funções múltiplas tarefas todas elas com elevado profissionalismo e dedicação.
Coordenou de forma ponderada, responsável e, sempre, eficiente a área de estudo e investigação a que pertence e nessa qualidade participou em diferentes actividades relacionadas com o curso de Defesa Nacional, como coordenação de conferências, grupos de trabalho e orientação de trabalhos de investigação individual.
Tendo tido anterior experiência docente universitária, o CMG Cervaens Rodrigues revelou particular sensibilidade às questões científicas e pedagógicas e neste quadro foi convidado a desempenhar as funções de director do curso de Defesa Nacional, Lisboa, 1999-2000, cargo que exerceu com brilhantismo, daí resultando maior prestígio para o curso e para o IDN.
A sua sensibilidade académica e o seu saber na área da segurança e defesa ficaram cabalmente demonstrados nas múltiplas conferências que realizou, quer ao CDN, quer em representação do IDN em outras instituições em Portugal ou no estrangeiro.
Às suas qualidades profissionais junta o CMG Cervaens Rodrigues excelentes qualidades pessoais de relacionamento humano que se reflectiram muito positivamente nas actividades que desenvolveu no IDN e contribuíram para a imagem e o prestígio externo da instituição e as relações civis-militares em geral.
Sempre que solicitado a colaborar directamente com o director do IDN, revelou não só as qualidades intelectuais e humanas já referidas como sensibilidade, lealdade, dedicação e integridade de carácter.
É, pois, grato e justo reconhecer o elevado nível de desempenho e as qualidades pessoais e profissionais do CMG Cervaens Rodrigues e considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e muito distintos para a Defesa Nacional e para o País.
Assim:
Manda o Ministro da Defesa Nacional, nos termos da alínea a) do artigo 25.º, do n.º 1 do artigo 62.º e do n.º 3 do artigo 67.º do Regulamento da Medalha Militar, aprovado pelo Decreto-Lei 566/71, de 20 de Dezembro, condecorar com a medalha de prata de serviços distintos o capitão-de-mar-e-guerra José António Teixeira Cervaens Rodrigues.
19 de Junho de 2000. - O Ministro da Defesa Nacional, Júlio de Lemos de Castro Caldas.