Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 12618/2000, de 20 de Junho

Partilhar:

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 12 618/2000 (2.ª série). - Por despacho de 23 de Maio de 2000 da vice-reitora da Universidade do Porto, por delegação:

Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso Neville Lencastre - nomeada definitivamente como professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação desta Universidade, com efeitos a partir de 19 de Outubro de 1998. (Não carece de visto do Tribunal de Contas. Não são devidos emolumentos.)

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho.

Ao longo dos cinco anos a que se reporta o relatório de actividades, a Prof.ª Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso de Lencastre desenvolveu uma intensa e original actividade tanto de produção e divulgação científica como na docência numa área particularmente relevante para as Ciências da Educação.

Para além de ter assegurado a supervisão de estágios na licenciatura em Ciências da Educação, domínio da Educação Ambiental e de ter sido responsável pela disciplina de Etologia e Biologia da Educação, a Prof.ª Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso de Lencastre participou activamente em curso de formação pós-graduada, assegurando a coordenação da disciplina Questões Aprofundadas de Socioantropologia da Cultura e do Desenvolvimento e a docência de módulos integrados nesta disciplina. O seu envolvimento nas questões da educação ambiental contribuiu seguramente para que esta problemática começasse a ser objecto de uma reflexão sistemática por parte das Ciências da Educação, onde a FPCE-UP desempenhou seguramente um papel pioneiro.

O trabalho desenvolvido a nível da docência foi, por outro lado, articulado com um consistente trabalho de investigação e de formação pessoal, bem como de coordenação da investigação.

A Prof.ª Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso de Lencastre foi fundadora e coordenadora de uma linha de investigação do CIIE, é investigadora associada em duas universidades estrangeiras (Université de Vincennes - Paris VIII e Université François Rabelais de Tours), participou num projecto de investigação coordenado pela Universidade de Bath e desenvolveu um relevante trabalho ao nível da investigação científica individual. Assegura também a orientação de uma tese de doutoramento e de três dissertações de mestrado (uma das quais já foi concluída), bem como assegura a coordenação científica do projecto "Educação para o Ambiente: Transversalidade Curricular e Formação de Professores no Ensino Básico", que conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto, do Instituto de Promoção Ambiental, do Instituto de Inovação Educacional e da Direcção Regional da Educação do Norte.

O seu trabalho de reflexão e de investigação conduziu a um conjunto de publicações de inegável competência. Tanto os livros como os artigos publicados trabalham com bastante determinação e muito rigor aspectos diversos de questões relacionadas com a etologia e a ética e, em tempos mais recentes, a educação ambiental. As publicações incluem dois livros (um dos quais publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian e outro no prelo com Edições Afrontamento), vários artigos publicados (quatro dos quais em revistas com arbitragem científica), um capítulo num livro (publicado pela FLAD - no prelo), cinco artigos publicados em jornais e actas e dois relatórios (um dos quais produzido no âmbito do projecto europeu "Environmental Awareness Through Literature and Media Education - CE/DGXI").

Para além destas publicações, a Prof.ª Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso de Lencastre participou com comunicação em nove encontros científicos, dois dos quais realizados no estrangeiro, organizou e ou foi moderadora de 10 conferências e seminários científicos.

Finalmente, a Prof.ª Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso de Lencastre tem desenvolvido actividades de gestão no âmbito da FPCE-UP, tais como a sua participação na comissão coordenadora do Grupo de Ciências da Educação, membro e presidente do conselho pedagógico, membro da comissão coordenadora do conselho científico, coordenadora do inquérito sobre tecnologia e ciência e membro da comissão para a formação especializada em Ciências da Educação, a candidata tem participado de uma forma importante na actividade da comunidade científica relacionada com a sua área de perícia através da participação em vários colóquios, painéis de conferências e congressos e na organização de conferências e seminários debruçando sobre temas relacionados sobretudo com educação ambiental e ética.

Dada a originalidade e a qualidade do trabalho desenvolvido pela Prof.ª Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso de Lencastre, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento da área da Pedagogia Ambiental, propõe-se a nomeação definitiva da Prof.ª Doutora Marina Prieto Teixeira Afonso de Lencastre como professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

13 de Janeiro de 2000. - O Presidente do Conselho Científico, José Alberto Correia.

1 de Junho de 2000. - O Director de Serviços de Pessoal e Expediente, Arnaldo Azevedo.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1798177.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda