Edital 428/2000 (2.ª série). - A subdirectora da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, por despacho de 26 de Maio de 2000 e sob proposta do conselho científico, faz saber que:
1 - Está aberto, em conformidade com os artigos 5.º e 7.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho, e demais disposições legais em vigor, pelo prazo de 30 dias, concurso documental para admissão de um professor-adjunto da carreira de pessoal docente do ensino superior politécnico.
2 - Trata-se de um lugar do quadro de pessoal aprovado pela Portaria 34/99, de 21 de Janeiro, a prover por conta dos lugares cativos de professor-adjunto, nos termos do artigo 11.º do Decreto-Lei 166/92, de 5 de Agosto.
3 - O concurso é aberto para a área científica das Ciências de Enfermagem, com prioridade para as disciplinas de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
4 - Ao referido concurso são admitidos os candidatos que se encontrem nas condições exigidas pelo artigo 17.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho.
5 - O concurso é válido exclusivamente para a vaga posta a concurso, caducando com o seu preenchimento.
6 - Dos requerimentos de admissão ao concurso, dirigidos à subdirectora da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo, sita na Rua de D. Moisés Alves de Pinho, 4900 Viana do Castelo, deverão constar os seguintes elementos:
a) Nome completo;
b) Filiação;
c) Data e localidade de nascimento;
d) Estado civil;
e) Número, data e serviço emissor do bilhete de identidade;
f) Número fiscal de contribuinte;
g) Residência, código postal e telefone;
h) Grau académico e respectiva classificação final.
7 - O requerimento deverá ser acompanhado dos seguintes documentos:
a) Bilhete de identidade ou pública-forma;
b) Documento comprovativo de estarem nas condições exigidas pelo artigo 5.º do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico, aprovado pelo Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho;
c) Três exemplares do curriculum vitae, dactilografado, em papel de formato A4, devidamente assinado, e quaisquer outros documentos que facilitem a formação de um juízo de valor sobre as aptidões dos candidatos para o exercício do cargo a concurso.
8 - Do curriculum vitae deverão constar:
a) Habilitações académicas;
b) Habilitações profissionais;
c) Formação profissional;
d) Experiência profissional.
9 - São critérios de selecção e ordenação de candidatos:
a) O mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental;
b) O mérito académico, profissional, científico e pedagógico, atendendo a:
Experiência de docência em escolas superiores de enfermagem;
Experiência de formação contínua de enfermeiros e outros profissionais de saúde;
Experiência profissional em cuidados de enfermagem;
Formação permanente na área pedagógica e na área clínica;
Outras experiências consideradas relevantes.
10 - De acordo com a alínea g) do n.º 1 do artigo 27.º do Decreto-Lei 204/98, de 11 de Julho, os critérios de apreciação e ponderação da avaliação curricular, bem como o sistema de classificação final, incluindo a respectiva fórmula classificativa, constam da acta de reunião de júri do concurso, sendo a mesma facultada aos candidatos sempre que solicitada.
11 - O júri terá a seguinte composição:
Presidente - Ana Maria Seco Alves de Sousa, professora-adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo.
Vogais efectivos:
Alice Marinho Ferreira da Rocha Mendes e Maria de Fátima Esteves Dias Franco, professoras-adjuntas da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo.
Vogais suplentes:
Olga Maria de Araújo Cunha Rocha Costa e Silva, professora-coordenadora da Escola Superior de Enfermagem Cidade do Porto e Clementina dos Prazeres Fernandes de Sousa Longarito, professora-adjunta da Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo.
1 de Junho de 2000. - A Subdirectora, Maria Ermelinda Miranda Ribeiro Jaques.