A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 477/86, de 29 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Transfere o património e demais serviços, bem como os direitos e obrigações, da Escola Normal de Educadores de Infância de Viseu e das Escolas do Magistério Primário de Viseu e Santarém para as Escolas Superiores de Educação de Viseu e Santarém.

Texto do documento

Portaria 477/86
de 20 de Agosto
Considerando que só foi possível concretizar o processo produtivo de extinção das escolas normais de educadores de infância e escolas do magistério primário através do Decreto-Lei 101/86, de 17 de Maio;

Considerando que o artigo 11.º do mencionado diploma extingue a Escola Normal de Educadores de Infância de Viseu e as Escolas do Magistério Primário de Santarém e Viseu desde 1 de Janeiro de 1986;

De acordo com o estabelecido no n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 101/86, aplicável à situação em presença por força do n.º 2 do artigo 11.º do mesmo diploma:

Manda o Governo da República Portuguesa, nos termos da alínea c) do artigo 202.º da Constituição, pelos Ministros das Finanças e da Educação e Cultura, o seguinte:

1.º O património e demais serviços, bem como os direitos e obrigações, da Escola Normal de Educadores de infância de Viseu e das Escolas do Magistério Primário de Viseu e Santarém são afectados, por transferência, respectivamente, às Escolas Superiores de Educação de Viseu e Santarém.

2.º A transferência referida no número anterior considera-se com efeitos produzidos desde 1 de Janeiro de 1986.

3.º Consideram-se regularizadas as despesas de pessoal e de funcionamento efectuadas até 31 de Maio de 1986 pela Escola Normal de Educadores de Infância de Viseu e pelas Escolas do Magistério Primário de Viseu e Santarém.

4.º Após 31 de Maio de 1986, as despesas das Escolas referidas no número anterior passam a ser suportadas pelas respectivas Escolas Superiores de Educação em que se integram.

5.º Até 31 de Julho de 1986, as Escolas referidas no n.º 3.º apresentarão ao Tribunal de Contas a conta de gerência relativa ao período que decorreu entre 1 de Janeiro e 31 de Maio de 1986.

6.º O pessoal não docente da Escola Normal de Educadores de Infância de Viseu e das Escolas do Magistério Primário de Viseu e Santarém transita, nas condições expressas nos artigos 6.º e 7.º do Decreto-Lei 101/86, para as respectivas Escolas Superiores de Educação ou para aquelas por que optarem, nos termos, respectivamente, do n.º 3 do artigo 6.º e do n.º 2 do artigo 7.º do mencionado decreto-lei.

7.º Para efeitos de aplicação do disposto no número anterior, os 60 dias referidos nos artigos 6.º e 7.º do Decreto-Lei 101/86 são contados a partir do dia seguinte ao da publicação da presente portaria no Diário da República.

8.º A transição a que se refere o n.º 5.º da presente portaria considera-se como produzindo efeitos desde 1 de Janeiro de 1986, sem prejuízo da aplicação do estabelecido no n.º 3.º

9.º O pessoal que fizer a opção referida no n.º 3 do artigo 6.º e no n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 101/86 será abonado de vencimentos a partir de 1 de Junho de 1986 pelas respectivas Escolas Superiores de Educação até que se proceda à sua integração nos estabelecimentos de ensino por que optaram.

Ministérios das Finanças e da Educação e Cultura.
Assinada em 7 de Agosto de 1986.
O Ministro das Finanças, Miguel José Ribeiro Cadilhe. - O Ministro da Educação e Cultura, José de Deus Rogado Salvador Pinheiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/177186.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-05-17 - Decreto-Lei 101/86 - Ministério da Educação e Cultura

    Estabelece um esquema programático de extinção das escolas normais de educadores de infância e das escolas do magistério primário.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda