Louvor 197/2000. - Louvo o coronel piloto aviador, NIP 001938 A, Rui Jorge Évora Soares, onde desempenhou as funções de chefe da Repartição de Organização Operacional da Divisão de Operações durante cerca de 20 meses.
Oficial voluntarioso e perspicaz, contribuiu de forma inequívoca para o cumprimento da missão do EMGFA, dinamizando o trabalho de estado-maior produzido na sua repartição, nas áreas do emprego de forças e meios, comando e controlo, guerra electrónica e relações bilaterais, que conheceram desenvolvimentos importantes.
Foi, no entanto, no âmbito da cooperação e das relações bilaterais que a sua acção foi mais relevante, sendo da sua responsabilidade o arranque do envolvimento das Forças Armadas em iniciativas internacionais de apoio à paz e à situação humanitária em África. A participação nacional no African Exercise Coordination Meeting, no exercício Gabão 2000 e a abertura do lugar de oficial de ligação no USEUCOM, de uma forma consistente e prestigiante para o País, ficam-se a dever ao seu empenhamento e à credibilidade que granjeou junto dos interlocutores estrangeiros.
Particularmente no que respeita ao exercício Gabão 2000, a participação de um contingente militar em São Tomé e Príncipe no exercício Gabão 2000 deveu o seu êxito à cooperação militar portuguesa e à decisiva intervenção do coronel piloto aviador Évora Soares na sua organização, contribuindo assim para um importante objectivo nacional.
Assim, o coronel PILAV Évora Soares, pela forma muito meritória como desempenhou as suas funções, tornou-se credor de público louvor e de serem considerados os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.
17 de Março de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.