Louvor 196/2000. - Louvo o sargento-mor NIM 00273170, Ernâni Luís Valoura Balsa, pela forma entusiástica, dedicada e altamente competente como vem desempenhando as suas funções no meu Gabinete nos últimos dois anos.
Possuidor de uma sólida formação moral e militar, tem demonstrado excepcional aptidão nas suas funções de adjunto do chefe da Secretaria, pautando a sua acção por um enorme zelo e competência, a par da criação de um excelente ambiente de trabalho e de cooperação entre todos os elementos que prestam serviço nesta área.
Frequentemente incumbido de exercer as funções de chefe de secretaria, na ausência do seu titular, tem revelado especial aptidão, competência e saber neste desempenho, continuando a assegurar o funcionamento deste serviço com a rapidez e eficiência que o mesmo exige.
Sendo também um profundo conhecedor da área de informática, pela qual é responsável a nível do Gabinete, tem desenvolvido um esforço digno do maior realce no tocante à melhoria do sistema e à sua utilização cada vez em maior número de aplicações, a par de exercer uma acção pedagógica constante junto dos utilizadores, no sentido de que estes possam explorar correctamente as capacidades do sistema e obter o melhor rendimento possível do mesmo.
É para além disso, o sargento-mor Balsa um militar com elevado sentido do dever e da disciplina, vasta cultura geral e militar, extremamente sensato e ponderado o que, aliado às qualidades profissionais já referidas, o creditam como um elemento digno da maior confiança e estima, pelo que considero os serviços prestados nestas funções como extraordinários, relevantes e distintos e dos quais resultou honra e prestígio para as Forças Armadas.
15 de Março de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.