Louvor 193/2000. - Louvo o 57069, capitão-de-fragata Bento Manuel Almeida Gonçalves, pela forma altamente profissional, competente e dedicada como, no desempenho das suas funções de comandante do NRP Vasco da Gama, executou tarefas que lhe foram atribuídas no decorrer da missão que aquela unidade naval cumpriu recentemente em Timor Leste.
Compreendo, assimilando e integrando-se perfeitamente no espírito da missão da INTERFET, em cuja componente naval o seu navio foi integrado, o comandante Almeida Gonçalves demonstrou ser possuidor de um notável espírito de missão, o que, aliado a uma grande serenidade, sensatez e presença de espírito, lhe permitiu enfrentar, sempre da forma mais adequada, as várias situações, muitas delas bastante delicadas, que envolviam o ambiente operacional onde o navio sob o seu comando actuava.
O comandante Almeida Gonçalves demonstrou ainda ser possuidor de grandes qualidades de chefia e disciplina, tendo sabido motivar e dinamizar a sua guarnição para um desempenho notável no âmbito do apoio humanitário, médico e logistico às populações carenciadas de Timor Leste.
Mercê das suas características pessoais e qualidades militares e morais, o comandante Almeida Gonçalves facilmente granjeou o respeito e a confiança das autoridades militares e civis com quem teve que se relacionar.
Pela forma brilhante e honrosa como o capitão-de-fragata Almeida Gonçalves exerceu o comando do NRP Vasco da Gama durante a difícil missão em Timor Leste e pelas qualidades demonstradas, de que resultou lustre para as Forças Armadas e para Portugal, considero os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos.
29 de Fevereiro de 2000. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gabriel Augusto do Espírito Santo, general.