Despacho 6629/2000 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa, de 1 de Outubro de 1999, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Maio de 1999:
Manuel Joaquim da Silva Branco - contratado, por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de professor auxiliar convidado além do quadro do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 1 de Outubro de 1999. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
O licenciado Manuel Joaquim da Silva Branco exerce funções docentes no ISEG desde 1978. Em 1994, como reconhecimento das suas capacidades pedagógicas e científicas e dada a sua vasta experiência profissional extra-ISEG, foi proposta a sua passagem a professor auxiliar convidado. Desde esse ano até à actualidade leccionou a disciplina de Economia Financeira Internacional da licenciatura em Economia. Não obstante a sua intensa e responsável actividade profissional como director da UNICRE, não só deu um contributo importante para a consolidação da referida disciplina, como ainda participou, com outros colegas, na elaboração do manual Economia Financeira Internacional, editado pela McGraw-Hill em 1998, editora de reconhecido prestígio.
Durante o período de 1994-1999 o Dr. Manuel Branco, para além da já referida leccionação e co-autoria do manual atrás referenciado, desenvolveu ainda uma vasta actividade profissional consubstanciada na publicação de sete artigos em revistas especializadas e cujos temas interessam também à docência no Instituto, para além da participação em 17 conferências, seminários, jornadas e outro tipo de manifestações que abordaram sobretudo temas relacionados com o euro e o comércio electrónico.
Tendo presente a forma empenhada e responsável como o Dr. Manuel Joaquim da Silva Branco tem vindo a desempenhar as funções docentes que lhe têm sido atribuídas, as manifestas capacidades científicas e pedagógicas que tem revelado, bem como a clara vantagem que resulta para o ISEG de ter no seu corpo docente pessoas com a vasta experiência profissional do Dr. Manuel Branco, particularmente, em temas novos e de grande actualidade, somos de parecer que o Departamento de Economia deve continuar a contar com o seu contributo como professor auxiliar convidado.
Os Relatores: Eduardo Sousa Ferreira - António Romão - Américo Ramos dos Santos.
9 de Março de 2000. - O Presidente do Conselho Directivo, António Mendonça.