Despacho (extracto) n.º 5455/2000 (2.ª série). - Por despacho de 1 de Fevereiro de 2000 do vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, proferido por delegação de competências:
Doutor José Eduardo Sousa Lobo Djalme de Azevedo - autorizado o contrato administrativo de provimento na categoria de professor auxiliar convidado da disciplina de Bioquímica, a tempo parcial (30% de dois terços do escalão 1, índice 195), por conveniência urgente de serviço e em regime de acumulação, a partir de 28 de Fevereiro de 2000, por um ano. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)
Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho
O Doutor José Eduardo Sousa Lobo Djalme de Azevedo é, na carreira hospitalar, assistente da especialidade de cardiologia, tendo estagiado no New England Medical Center Hospitals, Tuffs University School of Medicine, Harvard, Boston. Obteve o lugar de "Clinical and Research Advanced Fellow" do respectivo Departamento, em Junho de 1991.
Estagiou ainda no Hospital General Gregório Marañón, Madrid, em unidades coronárias, com a classificação de 20 valores, e em unidades coronárias de La Paz, com 19 valores, e na cirurgia cárdio-torácica no Hospital Gregório Marañón, com 19 valores.
Em 1995 é nomeado investigador associado do Laboratório de Ecocardiografia do Hospital General Universitário Gregório Marañón, Universidade de Madrid.
Na carreira académica iniciou as funções de monitor voluntário do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências Médicas de 1981-1986.
Posteriormente foi contratado como assistente convidado da disciplina de Bioquímica II, da mesma Faculdade, desde 1996.
Doutorou-se em Medicina (Medicina Interna - Cardiologia) pela Faculdade de Ciências Médicas, em 1997, com a qualificação de Muito bom com distinção e louvor.
O Doutor José Azevedo tem um total de 111 artigos publicados, sendo 44 em revistas internacionais.
Realizou 123 comunicações científicas em congressos nacionais e 209 em congressos internacionais.
Participou na publicação de cinco livros, sendo um deles de bioquímica.
Com a equipa do Departamento de Bioquímica tem seis artigos publicados, em que é bem patente a interface clínico-bioquímica.
Assim, com base no parecer elaborado pela Doutora Maria da Graça de Sousa Leitão de Morais e subscrito pelos Doutores António Manuel Bensabat Rendas e João Francisco Martins Correia, professores catedráticos desta Faculdade, o conselho científico, na sua reunião de 14 de Dezembro de 1999, aprovou por unanimidade o convite efectuado ao Doutor José Eduardo Sousa Lobo Djalme de Azevedo como professor auxiliar convidado da disciplina de Bioquímica.
A Vice-Presidente do Conselho Científico, Maria da Graça Morais.
15 de Fevereiro de 2000. - O Director, António Manuel Bensabat Rendas.