Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4981/2000, de 2 de Março

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 4981/2000 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 18 de Novembro de 1999, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Maio de 1999:

João Manuel Gaspar Caraça - reconduzido por um quinquénio no exercício das funções de professor catedrático convidado, a tempo parcial (50%), além do quadro, com efeitos a partir de 13 de Outubro de 1999. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 21.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

1 - O Prof. Doutor João Manuel Gaspar Caraça é professor convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão desde 1989. O relatório de actividades (1994-1999) evidencia um reforço das suas ligações e responsabilidades no ISEG, apesar de ser contratado em regime de 50%.

2 - As actividades desenvolvidas nos últimos cinco anos pelo Prof. Doutor João Caraça têm estado orientadas basicamente para a área da Política Científica e Tecnológica. Neste período exerceu a coordenação do mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, tendo participado activamente na reestruturação do mesmo em 1996-1997.

Coordenou o seminário permanente "Ciência, tecnologia, empresa e sociedade" (1994-1995). Igualmente coordenou o seminário "Valorização industrial dos programas comunitários de I & D" do mestrado em Gestão e Estratégia Industrial.

Participou também nos seminários das disciplinas de Globalização da Ciência, Tecnologia e Economia (1997-1998) e de Política Industrial e Competitividade (1998-1999) do mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia.

3 - Durante o período de 1994-1999 foi responsável pela disciplina de Política Científica e Tecnológica do mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia.

A nível pedagógico há a referir a publicação de um texto de reflexão sobre a ciência e as suas relações com a sociedade: Ciência, Difusão Cultural, colecção "O Que É?", Lisboa, 1997. Esta publicação é utilizada como texto de apoio à referida disciplina e será editada, com mais dois textos adicionais, pelas PUF, na prestigiada colecção "Que Sais-Je?" com o título "Science et Communication".

4 - O Prof. Doutor João Caraça foi também coordenador do seminário sobre ciência, tecnologia e inovação em Portugal, organizado conjuntamente pelo mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e pelo CISEP e colaborou na organização e edição das respectivas comunicações (a publicar ainda em 1999).

5 - Ao nível da investigação, coordenou e aconselhou vários projectos realizados, nomeadamente no âmbito do CISEP. No período de 1994-1999, o Prof. Doutor João Caraça publicou o número impressionante de 40 trabalhos, a maioria dos quais correspondendo a comunicações. Destes, 29 têm interesse directo para o mestrado de que é coordenador.

6 - A nível académico há ainda a referir a Oração de Sapiência na abertura do ano lectivo de 1995-1996 do ISEG e a Lição de Abertura do Ano Académico de 1998-1999 da Universidade de Aveiro.

Orientou 14 teses de mestrado e 2 de doutoramento. Presidiu ou participou em 23 júris do mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e em 4 júris de equivalência de doutoramento no estrangeiro.

7 - O Prof. Doutor João Caraça participou, normalmente apresentando comunicações, em múltiplas conferências e seminários de carácter científico.

É director dos Serviços de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, consultor para a Ciência do Presidente da República e delegado ao Comité da Política Científica e Tecnológica da OCDE.

8 - A actividade desenvolvida pelo Prof. Doutor João Caraça é de inquestionável interesse para a Universidade e para o ISEG, acrescentando importante valor à instituição universitária, quer a nível científico quer pedagógico.

Assim sendo, somos de parecer que deve ser renovado o seu contrato de professor catedrático convidado.

Os Relatores: Américo Henrique Rodrigues Ramos dos Santos - João Martins Ferreira do Amaral.

15 de Fevereiro de 2000. - O Presidente do Conselho Directivo, António Mendonça.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1757697.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda