A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 4186/2000, de 22 de Fevereiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 4186/2000 (2.ª série). - O Decreto-Lei 195/99, de 8 de Junho, estabelece o regime aplicável às cauções nos contratos de fornecimento aos consumidores de serviços públicos essenciais, abrangidos pela Lei 23/96, de 26 de Julho, restringindo o direito a exigir caução às situações de restabelecimento de fornecimento na sequência de interrupção decorrente de incumprimento contratual imputável ao consumidor, sendo o valor e a forma de cálculo das cauções fixados pelas entidades reguladoras dos diferentes serviços públicos essenciais.

Para efeitos deste diploma, são considerados consumidores os definidos como tal na Lei 24/96, de 31 de Julho, facto que remete o universo de aplicação deste normativo para os consumidores domésticos.

Considerando que o serviço de fornecimento de água é, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 1.º da Lei 23/96, de 23 de Julho, considerado serviço público essencial, encontrando-se abrangido pelo regime jurídico do Decreto-Lei 195/99, de 8 de Junho;

Tendo em conta que o Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) é, nos termos do respectivo Estatuto, aprovado pelo Decreto-Lei 362/98, de 18 de Novembro, a entidade reguladora do sector das águas:

O conselho directivo do IRAR, ouvido o conselho consultivo deste Instituto, deliberou o seguinte:

Artigo 1.º

Âmbito de aplicação

1 - De acordo e nos termos do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 195/99, de 8 de Junho, o presente despacho define a fórmula de cálculo das cauções a prestar nas situações aí definidas, aplicando-se aos consumidores como tal definidos na Lei 24/96, de 31 de Julho, e restringindo-se àqueles a quem seja fornecida água para uso não profissional.

2 - As entidades beneficiárias das cauções a prestar são, de acordo com as disposições conjugadas do Decreto-Lei 195/99, de 8 de Junho, e da Lei 23/96, de 26 de Julho, os prestadores do serviço público de fornecimento de água, adiante abreviadamente designados por prestadores do serviço.

Artigo 2.º

Cálculo do valor da caução

1 - Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 195/99, de 8 de Junho, o valor das cauções a praticar pelos prestadores do serviço é calculado de acordo com a fórmula seguinte:

Vc=4xCmm

2 - As variáveis que constam da fórmula indicada no número anterior têm o seguinte significado:

Vc - valor da caução (em escudos);

Cmm - encargo com o consumo médio mensal dos últimos 12 meses.

Artigo 3.º

Informação

As entidades prestadoras de serviços devem desenvolver acções de informação junto dos seus clientes acerca dos moldes de aplicação e montantes das cauções por incumprimento.

Artigo 4.º

Entrada em vigor

O presente despacho entra em vigor 10 dias após a data de publicação no Diário da República, 2.ª série.

3 de Fevereiro de 2000. - O Presidente, Pedro Eduardo Passos da Cunha Serra. - Os Vogais: António Abel Teixeira Cardoso - Adozinda Oliveira Pinto.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1754562.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1996-07-26 - Lei 23/96 - Assembleia da República

    Cria no ordenamento jurídico alguns mecanismos destinados a proteger o utente de serviços públicos essenciais, designadamente: serviço de fornecimento de água, serviço de fornecimento de energia eléctrica, serviço de fornecimento de gás e serviço de telefone (Lei dos serviços públicos).

  • Tem documento Em vigor 1996-07-31 - Lei 24/96 - Assembleia da República

    Lei de Defesa do Consumidor.

  • Tem documento Em vigor 1998-11-18 - Decreto-Lei 362/98 - Ministério do Ambiente

    Aprova o Estatuto do Instituto Regulador de Águas e Resíduos e extingue o Observatório Nacional de Ambiente.

  • Tem documento Em vigor 1999-06-08 - Decreto-Lei 195/99 - Presidência do Conselho de Ministros

    Estabelece o regime aplicável às cauções nos contratos de fornecimento aos consumidores dos serviços públicos essenciais previstos na Lei 23/96, de 26 de Julho, que cria no ordenamento jurídico alguns mecanismos destinados a proteger o utente de serviços públicos essenciais.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda