Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 1382/2000, de 19 de Janeiro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 1382/2000 (2.ª série). - Por despacho de 13 de Dezembro de 1999 do vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, por delegação de competências:

Doutor Mário Júlio Gonçalves Cordeiro - autorizado o contrato administrativo de provimento, na categoria de professor auxiliar convidado da disciplina de Saúde Pública, a tempo parcial (30% de dois terços do escalão 1, índice 195), por conveniência urgente de serviço e em acumulação, a partir de 11 de Novembro de 1999 e por um ano. (Isento de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 3 do artigo 15.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

O Doutor Mário Júlio Gonçalves Cordeiro, após conclusão, com 16 valores, da licenciatura em Medicina na Universidade Clássica de Lisboa, em 1978, iniciou a carreira hospitalar no serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria, tendo terminado em provas públicas com alta classificação (1.º lugar - 19,2 valores) o respectivo internato complementar. Em 1988 obteve o 1.º lugar em concurso, também de provas públicas, de provimento de vaga de assistente hospitalar do quadro da Direcção-Geral de Cuidados de Saúde Primários.

Ao longo da sua brilhante carreira tem dedicado especial atenção aos problemas da pediatria social e pediatria comunitária, assumindo um papel de verdadeira liderança em reuniões e organismos em prol do bem-estar e segurança da criança integrada no seu meio. A este propósito convém referir que, ainda no âmbito do internato complementar, realizou no Reino Unido, em 1986 e 1987, um estágio de pediatria comunitária, concluído com as mais elogiosas informações. Igualmente notório tem sido o seu papel no âmbito da Direcção-Geral da Saúde da Comissão Nacional de Saúde da Mulher e da Criança e da Associação para a Promoção da Segurança Infantil.

Revelando grandes qualidades didácticas e propensão para a docência, foi, em 1989, convidado pelo Prof. Doutor Nuno Cordeiro Ferreira para ocupar as funções de assistente convidado de saúde materno-infantil, as quais têm sido desempenhadas ininterruptamente até á presente data.

No âmbito do ensino pós-graduado, o seu protagonismo tem sido extraordinariamente activo a avaliar pelos inúmeros convites para colaboração, nomeadamente em cursos de mestrado em Portugal e no estrangeiro.

É importante realçar o papel que o Doutor Mário Cordeiro tem desenvolvido na investigação no campo da pediatria comunitária e pediatria social e que culminou com a dissertação de doutoramento, com a mais elevada classificação, defendida em 1996.

Com uma produção científica notável, é membro de numerosas sociedades e organizações científicas, foi presidente da European Society for Social Pediatrics e é actualmente membro do corpo editorial de diversas revistas nacionais e internacionais.

No seu curriculum vitae registam-se cerca de meia centena de publicações em livros e revistas nacionais e internacionais, tendo sido conferencista convidado em 37 reuniões no estrangeiro e em 111 no País.

Obteve nove bolsas de estudo para investigação.

Pelo brilhantismo das carreiras académica e hospitalar, pelas qualidades pedagógicas demonstradas e pelo testemunho dado no âmbito da investigação em pediatria social e comunitária, o Doutor Mário Cordeiro tem o perfil adequado para o exercício das funções de professor auxiliar convidado da disciplina de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo o conselho científico, com base nos pareceres emitidos, pelos Profs. Doutores Nuno Tornelli Cordeiro Ferreira, Maria Gertrudes Ferreira Gomes da Costa e João Manuel das Neves Videira Amaral, na sua reunião de 21 de Setembro de 1999, deliberado, por unanimidade, aprovar o referido convite.

O Presidente do Conselho Científico, J. A. Esperança Pina.

28 de Dezembro de 1999. - O Director, António Manuel Bensabat Rendas.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1740684.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda