A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 23/2000, de 14 de Janeiro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 23/2000. - O tenente-coronel TMAEQ Raul Manuel da Conceição Oliveira vem exercendo as funções de chefia da Divisão de Controlo de Importações e Exportações (DCIE) da DSCPCIE/DGAED desde 21 de Janeiro de 1994, quando da sua transferência, por imposição de serviço, do EMFA/4.ª Div. para o MDN.

Ao longo dos cinco anos na liderança da complexa área do controlo das operações comerciais de bens e tecnologias militares, este oficial tem-se afirmado como um precioso colaborador, através de um dedicado, incondicional e incansável empenhamento pessoal e de uma muito avisada ponderação dos sensíveis problemas que continuamente se colocam ao MDN naquele domínio.

A elevada proficiência revelada pelo tenente-coronel Conceição Oliveira, medida pelas sempre adequadas e atempadas respostas às multidisciplinares exigências das atribuições da DCIE, não só reflectem a sua sólida formação técnica e a sua larga experiência como gestor de sistemas de armas, como ainda registam as suas virtudes de método, discernimento, diligência, persistência e lealdade, que caracterizam o seu perfil humano e profissional e tem sido o garante de um correcto e seguro arbítrio da decisão.

Para além da permanente e volumosa actividade de análise dos pedidos de autorização de operações de importação, exportação, reexportação e trânsito de bens e tecnologia militares, envolvendo particular cuidado com o código de conduta da União Europeia, é de salientar a sua orientação e intervenção directa nos múltiplos processos de candidatura das empresas ao acesso e exercício da actividade de comércio e indústria de armamento, bem como a sua activa colaboração na actualização da aplicável legislação nestas vertentes.

Importa ainda referir a sua muito positiva participação como delegado do MDN/DGAED, na representação nacional em diferentes "fora" internacionais, quer da União Europeia (COARM, POLARM), quer de outras organizações (OSCE, MTCR e Acordo Wassenaar), para além das nacionais como no grupo técnico interministerial para a actualização da legislação sobre operações comerciais na área dos bens e tecnologias militares, na Comissão Interministerial para os Assuntos Comunitários (CIAC) e na Autoridade Nacional para a Convenção sobre a Proibição das Armas Químicas. Relacionado com esta ampla participação, acresce, mais recentemente, o seu empenhamento na preparação da presidência portuguesa da UE em 2000, em resultado da sua nomeação como representante do MDN/DGAED nos correlacionados grupos e comités que a irão apoiar.

Assim, por imperativo de justiça, louvo o tenente-coronel Raul Manuel da Conceição Oliveira pela excelente e prestigiosa acção desenvolvida na chefia da DCIE, onde revelou possuir excepcionais qualidades profissionais e virtude militares que o tornam merecedor de consideração e apreço e qualificam os serviços prestados de muito elevado mérito.

21 de Dezembro de 1999. - O Director Nacional de Armamento, Rui Lobato de Faria Ravara, tenente-general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1739786.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda