A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 478/85, de 12 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Altera o regime de aprovação das tarifas de transporte aéreo regular a aplicar em serviços entre o continente e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Texto do documento

Decreto-Lei 478/85

de 12 de Novembro

À semelhança do que já foi estabelecido para as tarifas de transporte aéreo internacional e no interior do território continental português, pretende o presente diploma flexibilizar o processo de aprovação de preços entre o continente e as regiões autónomas ou entre estas, relativamente a tarifas com menor incidência social, como sejam as de primeira classe ou classe executiva.

Estas tarifas encontram-se presentemente sujeitas a uma aprovação por portaria conjunta, nos termos dos Decretos-Leis n.os 329-A/74 e 75-Q/77, respectivamente de 10 de Julho e 28 de Fevereiro, o que torna desnecessariamente moroso o processo do seu estabelecimento, em contradição com o disposto no contrato-programa celebrado entre o Estado e a TAP.

Assim, ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores:

O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º Para os efeitos deste diploma, considera-se:

a) Transporte aéreo regular - séries de voos comerciais abertos ao público e operados para transporte entre dois ou mais pontos, com uma frequência regular conforme com um horário previamente estabelecido e aprovado;

b) Tarifa - preço do transporte de passageiros, bagagens e mercadorias e as condições em que aquele se aplica, incluindo os preços e condições referentes aos serviços de agência e outros serviços auxiliares.

Art. 2.º São aprovadas pelo Ministro do Equipamento Social as tarifas de transporte aéreo regular a aplicar em serviços entre o continente e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores ou entre estas regiões, no que respeita a tarifas de nível superior à tarifa económica normal.

Art. 3.º São aprovadas por portaria, nos termos dos Decretos-Leis n.os 329-A/74 e 75-Q/77, as tarifas entre o continente e as regiões autónomas e entre estas regiões não previstas no artigo anterior.

Art. 4.º As competências referidas no artigo 2.º poderão ser delegadas no director-geral da Aviação Civil.

Art. 5.º - 1 - As propostas para aprovação das tarifas previstas neste diploma deverão ser apresentadas, acompanhadas da respectiva justificação económica, na Direcção-Geral da Aviação Civil, nos prazos estabelecidos nos acordos e convenções de que Portugal é parte ou, na sua ausência, até 60 dias antes da data prevista para a sua entrada em vigor.

2 - Em casos devidamente justificados poderão ser aceites propostas fora dos prazos estabelecidos no número anterior.

3 - Nenhuma tarifa pode ser aplicada sem prévia aprovação.

Art. 6.º São revogadas todas as disposições legais, gerais ou especiais, que contrariem o disposto no presente diploma.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 2 de Outubro de 1985. - Mário Soares - Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete - Alípio Barrosa Pereira Dias - Joaquim Martins Ferreira do Amaral - Carlos Montez Melancia.

Promulgado em 28 de Outubro de 1985.

Publique-se.

O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Referendado em 30 de Outubro de 1985.

O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1985/11/12/plain-17357.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/17357.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-12-04 - Portaria 733-E/86 - Ministérios das Finanças, da Indústria e Comércio e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova as tarifas de transporte aéreo de passageiros e para a carga transportada entre o continente e a Região Autónoma da Madeira.

  • Tem documento Em vigor 1986-12-04 - Portaria 733-F/86 - Ministérios das Finanças, da Indústria e Comércio e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova as tarifas de transporte aéreo de passageiros e para a carga transportada entre o continente e a Região Autónoma dos Açores.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda