Despacho 405/2000 (2.ª série). - Por despacho de 2 de Dezembro de 1999 do vice-reitor da Universidade de Coimbra, proferido por delegação de competências (Diário da República, 2.ª série, n.º 181, de 7 de Agosto de 1998):
Doutora Raquel Maria Rosa Vilaça, professora auxiliar além do quadro da Faculdade de Letras desta Universidade - nomeada definitivamente na mesma categoria, com efeitos a 11 de Janeiro de 2000.
Relatório do conselho científico sobre a nomeação definitiva da Doutora Raquel Maria Rosa Vilaça como professora auxiliar
A Doutora Raquel Maria Rosa Vilaça, professora auxiliar desta Faculdade no quinquénio de 1995 a 1999 repartiu a suas actividades por diversas tarefas, seja no desempenho de funções docentes, seja no exercício de diversos cargos, seja ainda na investigação.
Regeu duas disciplinas da licenciatura em História (variante de Arqueologia), um seminário no âmbito do mestrado em Arqueologia, um curso semestral na licenciatura em Antropologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia e um curso intensivo na Universidade dos Açores. Os seus programas revelaram cuidadosa preparação e considerável actualização científica.
A sua produção científica, no mesmo quinquénio, compreende um livro (a sua tese de doutoramento, editada pelo Instituto Português do Património Arqueológico e Arquitectónico), livro que mereceu o prémio Calouste Gulbenkian em Arqueologia em 1996, e 23 artigos sobretudo sobre aspectos do Bronze Final na Beira Baixa, tema em que se especializou.
O mérito científico dos seus trabalhos é indiscutível e a Doutora Raquel Vilaça tem contribuído notávelmente para o conhecimento de uma área geográfica extremamente importante na nossa Proto-História (a dos Lusitanos) e até agora pouco menos do que desconhecida. Todos os seus trabalhos se apoiam em dados de escavações conduzidas pela autora, escavações realizadas com a máxima competência e rigor, e que têm constituído excelente escola prática para os nossos alunos de Arqueologia.
Para além de cargos administrativos, exerceu as funções de presidente do conselho pedagógico de 1996 a 1998.
Participou em quatro júris de provas académicas e orienta uma dissertação de doutoramento.
Por todos estes motivos, atendendo ao modo empenhado como tem vindo a desenvolver a sua actividade e com base no relatório elaborado por dois professores para o efeito nomeados, nos termos do Estatuto da Carreira Docente Universitária, o conselho científico deliberou, por unanimidade, dar o seu parecer favorável à nomeação da Doutora Raquel Maria Rosa Vilaça como professora auxiliar, a título definitivo.
Coimbra, 22 de Novembro de 1999. - A Presidente do Conselho Científico, Fernanda Delgado Cravidão.
(Não carece de verificação prévia do Tribunal de Contas.)
13 de Dezembro de 1999. - A Administradora, Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida.