Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 780/2008, de 28 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louva o Major engenheiro de Aeródromos António Maria Afonso Marcos

Texto do documento

Louvor 780/2008

Louvo o Major Engenheiro de Aeródromos, NIP 083116-G, António Maria Afonso Marcos pela forma exemplar como desempenhou as funções que lhe foram confiadas na Divisão J-Engineer no Allied Joint Command Lisbon (AJCL), no período compreendido entre Julho de 2006 e Setembro de 2008.

Militar cumpridor, rigoroso e ponderado, muito atento à realidade do JCL e à sua interligação com as questões nacionais, possui um perfeito sentido das responsabilidades e um modo de actuação eficaz, fruto de um forte espírito de missão, capacidade de iniciativa e conhecimentos profissionais.

No âmbito das funções de Oficial de Infra-estruturas da Divisão de Engenharia do JCL, revelou elevado profissionalismo e entusiasmo, bom senso e capacidade de diálogo no acompanhamento pró-activo de várias CPs, entre elas a CP 4A0101 de Expansão e Renovação deste Comando. Foi relevante o seu contributo para a aprovação dos Vital Security Projects CP5A0150 bem como do Minor Work (MW) Gatekeeper, essenciais à segurança deste Comando. Ainda no desempenho das suas funções, o Major Afonso Marcos demonstrou elevada competência técnico-profisisonal e espírito de sacrifício, particularmente na forma exemplar como conduziu o Estudo Prévio e acompanhamento da edificação da Interim Facility do Operational Preparation Directorate (OPD), o estudo de selecção e análise técnica de uma training Facility assim como no contributo para a instalação dos Containers para o Joint Operational Planning Group (JOPG).

Em termos operacionais o Major Afonso Marcos participou, sempre de forma meritória, em todas as actividades de preparação da NRF, como JENG Expertise, na Situation Awarness Cell, no Combined Joint Operational Centre (CJOC) e ainda como representante da Crisis Response Operations (CRO) / NATO Security Investment Program (NSIP) no Enablers Cell (NRF). Merece ainda referência o seu contributo para a elaboração de Projects Submission Requirements (PSR) para os cenários de treino do Deployment Joint Task Force (DJTF) para Comando na NRF.

Na qualidade de Oficial da Força Aérea Portuguesa (FAP) coadjuvou o Oficial Sénior do seu Ramo nas mais diversas tarefas, destacando-se os assuntos relativos à sua área de responsabilidade, designadamente a situação das Capability Packages (CP) relativas a Unidades ou de interesse para a FAP, bem como mantendo estreita cooperação com a Direcção de Pessoal na coordenação e registo do desempenho dos militares da FAP colocados no AJCL, bem como, na ligação harmoniosa e de estreita cooperação estabelecida com a Direcção Geral de Infra-estruturas do Estado (DGIE) no Ministério da Defesa de Portugal.

Militar possuidor das mais elevadas qualidades éticas e morais, competente, e com um aprumo e correcção inquestionáveis, mantém um excelente relacionamento com superiores e subordinados sendo, também por isso, estimado e considerado.

Pela forma altamente honrosa como se integrou no JCL e tem desempenhado as funções que lhe são atribuídas, o Major Afonso Marcos contribuiu de forma relevante para a missão do Allied Joint Command Lisbon, dignifica as Forças Armadas Portuguesas e, em particular, a Força Aérea, sendo digno de público louvor e ser apontado como exemplo a seguir.

7 de Outubro de 2008. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Vasco Valença Pinto, general.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1724821.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda