A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 30186-A/2008, de 21 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Identifica, em função dos conhecimentos e evolução científica e técnica, várias comissões técnicas especializadas

Texto do documento

Despacho 30186-A/2008

Através do despacho 10952/2008, de 4 de Abril, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 74, de 15 de Abril de 2008, foi nomeado, ao abrigo do Decreto-Lei 274/2007, de 30 de Julho, o conselho científico da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, redefinindo-se então, após identificação das áreas técnico-científicas entendidas como prioritárias a nível nacional nos domínios da segurança alimentar, a composição deste órgão, tendo por referência a necessidade do mesmo reflectir uma adequada abrangência temática no que se refere às matérias científicas sobre as quais deve pronunciar-se enquanto órgão primordial no âmbito da avaliação dos riscos na cadeia alimentar.

De acordo com as disposições conjugadas da alínea b) do n.º 2 do artigo 7.º e do artigo 8.º do referido decreto-lei, o conselho científico da ASAE tem como estruturas de apoio as comissões técnicas especializadas, constituídas por personalidades com qualificação e experiência nas respectivas áreas, cujos presidentes integram, por sua vez, a composição daquele mesmo conselho.

Nos termos do n.º 2 do artigo 8.º do Decreto-Lei 274/2007, de 30 de Julho, encontram-se identificadas, em função dos conhecimentos e evolução científica e técnica assinalados até ao momento, as seguintes comissões técnicas especializadas:

a) Aditivos alimentares, aromatizantes, auxiliares tecnológicos e materiais em contacto com géneros alimentícios;

b) Aditivos e produtos ou substâncias utilizados nos alimentos para animais;

c) Fitossanidade dos produtos fitossanitários e respectivos resíduos;

d) Organismos geneticamente modificados (OGM);

e) Produtos dietéticos, nutrição e alergias;

f) Riscos biológicos;

g) Contaminantes da cadeia alimentar;

h) Saúde e bem-estar animal.

Cumpre agora, em conclusão do processo de constituição do conselho científico da ASAE e visando a efectiva operacionalização destas estruturas de apoio especializado, proceder à nomeação dos membros que, neste conselho, assumem a qualidade de presidentes das comissões técnicas especializadas, assegurando-se por essa via, atento o inequívoco mérito científico das personalidades que agora se designam, a adequada orientação e coordenação do apoio independente e especializado quer a este órgão da ASAE quer à sua restante estrutura orgânica.

Assim, nos termos do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 7.º do Decreto-Lei 274/2007, de 30 de Julho, e atenta a proposta do director científico da ASAE, determino:

1 - São nomeados, integrando a composição do conselho científico da ASAE:

a) Prof. Doutor Manuel António Coimbra Rodrigues (Departamento de Química da Universidade de Aveiro), para presidir à comissão técnica especializada de aditivos alimentares, aromatizantes, auxiliares tecnológicos e materiais em contacto com géneros alimentícios;

b) Prof. Doutor Fernando Ramos (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra - Laboratório de Bromatologia), para presidir à comissão técnica especializada de aditivos e produtos ou substâncias utilizados nos alimentos para animais;

c) Doutora Maria Margarida Oliveira (Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa), para presidir à comissão técnica especializada de organismos geneticamente modificados (OGM);

d) Prof. Doutor António Pedro Soares Ricardo Graça (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto), para presidir à comissão técnica especializada de produtos dietéticos, nutrição e alergias;

e) Prof. Doutor Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da Cunha (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), para presidir à comissão técnica especializada de riscos biológicos;

f) Prof. Doutor Luís Filipe Vilas Boas (Laboratório de Química Analítica do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa), para presidir à comissão técnica especializada de contaminantes da cadeia alimentar;

g) Dr. Francisco Ruano (Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas - Departamento de Aquacultura), para presidir à comissão técnica especializada de saúde e bem-estar animal.

2 - O presente despacho produz efeitos à data da sua assinatura.

14 de Novembro de 2008. - O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Pereira Serrasqueiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1723332.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda